Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Programa de Rádio - reflexão de abertura do Restauração - am840.com.br


O natal chegou!

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Parece que o tempo voa. O fim do ano está às portas. A sensação que temos é que o tempo tem passado muito depressa. Enfim, amanhã já é natal. E, em se falando de tempo, natal é o encontro do tempo com a eternidade, do krónos (tempo humano) com o kayrós (tempo de Deus), da onipotência da divindade com a fragilidade da humanidade.

A Encarnação do Verbo (nascimento de Jesus) muda o sentido do tempo. O movimento é descendente e ascendente. Deus desce e assume a carne humana, exceto no pecado; a humanidade sobe divinizando-se. O que nasce desse encontro é um novo homem, uma nova mulher, uma nova ordem mundial, um novo cosmos, uma nova história. Tudo se renova e se recria. O nascimento de Jesus foi algo tão extraordinário que a história ocidental se dividiu em antes de Cristo e depois de Cristo.

Cur deus homo? Por que necessidade e por que razão Deus, sendo Onipotente, tomou a humildade e a enfermidade da natureza humana para poder salvá-la? Perguntava Santo Anselmo (1033 – 1109). Em sua investigação sobre o tema, Santo Anselmo esclarecerá o que é pecar, isto é, é não dar a Deus aquilo que lhe é devido. Por que o coração humano vai de encontro à vontade de Deus? Como reparar essa culpa pelos pecados cometidos pelos homens? Deus se fez homem para que depois se tornasse uma oferenda agradável ao Pai e, por esse sacrifício, salvasse toda a humanidade.

O natal é a festa da exaltação da natureza humana. Ele é sempre um grito profético em favor da vida. Deus criou o homem para ser feliz, essa é a finalidade da criação. Mas, o pecado trouxe a tristeza para o coração humano. O natal é a graça de Deus derramada profusamente no coração da humanidade, devolvendo-lhe a alegria perdida pelo pecado. Natal é tempo de sorrir para a vida!

Precisamos tomar um cuidado muito especial nesse natal: que ele não seja um rito vazio ou que ele se perca nas sendas da cultura ou do folclore; mas, que o natal seja celebrado com gosto de conversão, de vida nova, de simplicidade e de humanização. Já nos advertia o profeta Isaías: "Esse povo me procura só de palavra, honra-me apenas com a boca, enquanto o coração está longe de mim. Seu temor para comigo é feito de obrigações tradicionais e rotineiras" (Is 29, 13).

O natal é uma festa de fé! Não abro mão dessa verdade. Não podemos deixar que o secularismo paganize nosso natal como sendo, apenas, uma festa de família, de troca de presentes, de pinheiros, de papai Noel, de renas, de neve, enfim... Ajuda muito a tornar o Natal a ocasião para um salto de fé, encontrar espaços de silêncio. Pare diante do seu presépio e contemple a cena: uma mãe-jovem, um pai, uma linda criança! E que a emoção tome conta do seu coração: Ele está no meio de nós! Feliz Natal!

2 comentários:

  1. Frei Mario

    "Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e o seu Ano Novo cheio de esperança".

    Cláudia Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Querido Frei Mário Sérgio!!

    Que lindo texto... Que a Fé e a esperança sejam as luzes que devem nos iluminar nesta época de reflexão... Que o menino Jesus renasça em nossos corações. Tenha Um Natal muito iluminado, cheio de paz, saúde e amor!!!

    Gerusa Dias

    ResponderExcluir