Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Programa de Rádio - reflexão de abertura do Restauração - am840.com.br


Marcas do que se foi

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Difícil encontrar uma canção que traduza tanto o espírito do ano novo como essa: “Esse ano quero paz no meu coração (...) marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce, novo em cada amanhecer!”. É uma música que traduz a esperança! Quando cantamos, a sensação é que o próximo ano será bem melhor, mais pacífico, mais fraterno. “O tempo passa, diz a canção, e com ele caminhamos todos juntos sem parar, nossos passos pelo chão, vão ficar”. É uma aposta de que tudo vai dar certo.

Final de ano é tempo de pensar no tempo. Para uns, passou depressa; para outros, foi um tormento; alguns nem se deram conta de que chegou o fim de 2010. Cada pessoas se relaciona com o tempo de forma subjetiva. Das invenções humanas, o tempo é a mais fantástica de todas. Sim, porque o tempo não existe! O homem, para se organizar melhor na terra, criou o tempo, dividiu os anos, os dias, as horas, os minutos, os segundos. Organizou e se escravizou. O tempo é senhor da vida de muita gente. Alguns fazem demais e nunca têm tempo para mais nada que não seja ganhar dinheiro ou correr atrás dele, esses são pobres e não sabem; outros se ocupam em fazer nada, esses morreram e não sabem; outros, enfim, fazem um uso inteligente do tempo e encontram tempo para tudo, esses vivem harmoniosamente.

Olhando para o tempo, podemos usar duas lentes: fé e descrença. O que foi 2010 para mim? A resposta depende da lente! O que espero em 2011? A resposta depende da lente! Se retiro Deus da história, vejo a trajetória de 2010 como um ano de catástrofes, perdas, mortes, misérias, destruições, enfim... Um caos! Essa é a lente da descrença, que não enxerga nada de bom nos acontecimentos da vida e da história; mas, se faço da história uma história da salvação, consigo ler os acontecimentos pelo ângulo da fé, da providência, dos pequenos milagres e, sobretudo, da esperança.

Que olhar voltaremos para 2010? Depressivo ou esperançoso? Que olhar lançaremos para 2011? Assustador ou esperançoso? Mudar a perspectiva do olhar pode mudar os rumos de nossas vidas, de nossas emoções, de nossos temores, de nossas experiências. Apegar-se a um  olhar de dor e sofrimento, é perder a capacidade de contemplar o novo trazido pelo tempo, que não é rotina, mas ritual. A vida precisa de ritos, eles dão significados gigantescos a coisas consideradas simples. Sem ritos, a vida se esvazia na mesmice.

O pequeno Príncipe não sabia a importância do rito, mas a raposa o ensinou: “(...) No dia seguinte o principezinho voltou. - Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso ritos...”. 2011 anunciou que iria chegar, tivemos tempo de nos preparar. Agora, é deixar a felicidade invadir nossos corações e abraçar o novo!

Não gostaria de finalizar esse momento, sem chamar o poeta Carlos Drummond para nos dar umas dicas para o ano de 2011: Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andavam meio enferrujados; Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais; Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras que nunca queria ter dito, mágoas, lembranças de um dia triste; Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o Amor, a Alegria, os Sorrisos e a Fé. Arrumei com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista; Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar e de recomeçar.

Seja bem-vindo 2011 - Que venha trazendo muita paz, alegria e esperança! O segredo é nunca tirar Deus do coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário