Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 12 de dezembro de 2010


DOMINGO DA ALEGRIA

O Natal está se aproximando e o Menino-Jesus já está chegando. É tempo de encher o coração de uma sincera e verdadeira alegria. A liturgia se reveste da cor rosa para quebrar a sobriedade do roxo. Advento é espera e alegria!

As mensagens contidas na liturgia da Palavra dão o sentido novo, da alegria, da esperança na vida nova trazida por esse Menino-Jesus: criai ânimo!(primeira leitura); Ficai firmes! (segunda leitura); Os cegos enxergam, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam! (Evangelho). É uma exortação à vida nova, à mudança interior. Alegrai-vos, sempre, no Senhor!

No Evangelho, temos as figuras de João Batista e de Jesus. Então, quem é o Messias? João manda seus discípulos perguntarem a Jesus: és tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro? E Jesus responde com suas obras: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam! Vá e diga tudo isso que vocês viram e ouviram. 

Jesus não diminui a importância de João Batista na história da salvação. Em seguida, começa a exaltar as qualidades desse homem que é muito maior do que qualquer profeta que já tenha passado pela história do povo de Deus. E continua Jesus: é dele que está escrito: “eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti”. Porém, Jesus abre as portas do Reino de Deus para todos e todas que querem fazer o seu seguimento na minoridade. Quem souber se fazer menor no Reino dos céus, será maior do que João Batista. 

Mas, a grande e alvissareira mensagem do evangelho de hoje é: Jesus de Nazaré é o Messias, é o Cristo, é o Filho de Deus que deveria vir ao mundo. É Ele, nenhum outro! Isso é uma certeza: Ele está no meio de nós! Por isso, a encarnação do Verbo é uma certeza, uma verdade, um fato! O cristianismo é o seguimento concreto do Deus que se fez verdadeiramente homem e veio armar sua tenda entre nós! 

Daí, a primeira leitura (Is 35, 1-6ª. 10) profetiza o que acontecerá quando o Messias vier: alegria geral. O deserto vai ficar verde, imagine a força da presença do Filho de Deus! Fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos debilitados. Digam a quem está deprimido: coragem, criai ânimo!  Isaias profetiza e o evangelho de hoje mostra o cumprimento dessa palavra: os cegos enxergam, os surdos ouvem, os mudos falam. Por isso, Jesus vai dizer: digam a João Batista que eu estou realizando as profecias do antigo testamento. E pergunta: sou eu ou não o Messias? 

Na segunda leitura (Tg 5,7-10), a tônica da alegria continua: alegrem-se, fortaleçam-se, criem coragem! Depois de ver o cumprimento da profecia de Isaias na pessoa de Jesus Cristo, a comunidade é convocada a testemunhar essas verdades, fortalecendo os corações, o discipulado e a missão. Todos sabem das dificuldades de ser um evangelizador, de levar a Palavra de Deus a tantos corações desanimados, sem rumo, sem alegria, sem perspectivas... Por isso, Tiago diz no final de sua carta: “tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor”. 

As grandes tentações para o cristão de hoje são a falta de entusiasmo e de esperança, um cansaço ante a paganização do mundo e a teimosia humana... A conseqüência, é a falta de uma alegria verdadeira. Procuram-se cristãos alegres, cristãos convictos, cristãos radicais! Precisa-se, urgentemente, de cristãos apaixonados, cristãos de verdade, cristãos que creiam no que acreditam! Afinal, somente há alegria duradoura e profunda quando se encontra o sentido da existência, e este sentido nos é oferecido pelo Cristo; unicamente em Cristo! Esperemos nele: na sua palavra, no seu juízo, na sua graça! Ele não nos esqueceu, ele não está ausente do mundo nem da nossa vida! 

_______________________________________________________________
Leituras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário