Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 20 de maio de 2010

INCENDEIA MINHA ALMA

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Estamos nos preparando para a celebração litúrgica de Pentecostes (50 dias depois da páscoa) no próximo domingo. É a festa do derramamento do Espírito Santo no Cenáculo quando os discípulos estavam reunidos em oração. Maria, a mãe de Jesus, estava presente nesse momento. “Todos estes, unânimes, perseveraram na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus” (At 1,14). O cenário era de medo, de angústia, de agitação. Jesus havia subido para os céus e a comunidade ainda lutava para compreender o novo que estava por vir. Mesmo assustados, todos perseveravam na oração.

O Espírito Santo veio como “um vendaval impetuoso” (At 2,2). A ideia é que as portas estavam tão bem fechadas, que o vento deveria ser bem forte. Mas, não há barreiras ou obstáculos que o Espírito Santo não possa romper e transformar. É muito fácil o Espírito romper espaços físicos, difícil é penetrar o coração humano, dotado de liberdade e capacidade de escolhas. No coração humano, o Espírito só entra com a devida permissão, nunca arrebenta, nem força a entrada. O Espírito é o doce hóspede da alma. Sempre atento às necessidades humanas, mas muito discreto no seu modo de agir. A unidade da oração dos discípulos fez o Espírito chegar com toda potência. Assim, aprendemos que o Espírito chega na intensidade do nosso clamor, do nosso pedido, da nossa abertura.

Temos, por vezes, um coração tão medroso e assustado como o dos discípulos antes da descida do Espírito Santo. Coração fechado, com medo de enfrentar o mundo, as dificuldades, os problemas, a solidão, a enfermidade, as calúnias e difamações. Coração com medo de um mergulho profundo dentro de si mesmo. Medo de sair de um lugar sombrio, escuro, sem ventilação, mas que nos dá uma falsa sensação de segurança. É o nosso limite humano. Até aqui chegamos, para frente, só pelo vendaval impetuoso do Espírito Santo. É hora de abrir as janelas da nossa alma para o Espírito entrar e renovar tudo. É preciso deixar esse vento tomar todos os espaços do nosso ser. E, sobretudo, deixar-nos guiar por Ele.

O Espírito Santo é nosso defensor, nosso advogado, nossa força. Nós somos moradas privilegiadas desse Espírito. É bem verdade, que nem sempre nossa vida resplandece essa verdade. Com tudo nos abalamos, entristecemo-nos, sofremos, choramos, ferimo-nos e ferimos. Sem a força renovadora do Santo Espírito, nada somos, nada podemos, nada realizamos. O Espírito Santo é a força de Deus em nossa vida. Ele nos renova a partir de dentro. Por isso, precisamos pedir sempre: incendeia minha alma. A imagem do Espírito associada ao fogo é muito interessante pelo poder destruidor do fogo. É desse fogo que precisamos para queimar e destruir nossas indiferenças, nossas vaidades, nosso orgulho, nossa prepotência, nossos medos, nossas depressões, nossas tristezas.

Por fim, não podemos deixar de mencionar os frutos do Espírito na vida daqueles que se abrem verdadeiramente a essa graça: “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, confiança, mansidão, continência” (Gl 5,22). O Espírito Santo faz com que superemos, de certo modo, os limites da nossa condição histórica, humana, para atingir uma perfeição que é imagem da perfeição do Pai. Não podemos ter medo de deixar o Espírito agir em nós. O termômetro, para saber se o Espírito está agindo em nosso ser, é ficar atento se estamos colhendo os seus frutos ou não. Eu tenho experimentado amor, alegria, paz, paciência... Se a resposta for negativa, é porque estamos orando pouco. Rezemos/cantemos juntos: “Espírito Santo, vinde, falar em mim! Espírito Santo, vinde, orar em mim! Vinde curar, vinde libertar nossos corações de toda opressão. Vinde transformar, vem incendiar, traz fogo do céu nesse lugar. Incendeia minha alma! Incendeia minha alma! Incendeia minha alma, Senhor!”. Amém!

3 comentários:

  1. falar de Pentecostes é fazer memória á descida do Espírito SANTO,QUE VEIO COMO VENTO IMPETUOSO sobre os disciplos e Maria no cenáculo.Hoje, carecemos muito, Frei Mário Sergio, dessa nova efusão do espírito Santo ,nesses tempos de incredulidade,de hedonismo e humanidade.O senhor é uma benção para nós .Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. falar de Pentecostes é fazer memória á vinda do Espírito Santo no cenáculo sob MARIA e os apóstolos.Nos dias de hoje,mais do que nunca precisamos de novo derramamento nesse mundo tão incredúlo, hedonista e desumano.

    ResponderExcluir
  3. Falar de Pentecostes é fazer memória á vinda do Espitito Santo sobre Maria e os apóstolos NO Cenáculo.Hoje tão necessário esse derramamento sob esse mundo ds incredulidade,hedonismo e desumano.Lindas e sábias palavras as suas FREI Mário.

    ResponderExcluir