Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

HOJE É SEU DIA DE SER FELIZ

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Parece um título para vender livros de auto-ajuda, como existem muitos no mercado. Como, também, parece um grito de incentivo para alguém desanimado, angustiado, sofrido. Ou, uma propaganda que cria uma necessidade em nós, despertando um vazio que existe no nosso ser, oferecendo o seu produto para saciar nossa sede de sentido da vida. Esse título evoca a grande verdade trazida por Jesus de Nazaré, homem-Deus, rosto divino do homem, rosto humano de Deus. A vida apostólica de Jesus foi uma constante transmissão dessa alegria messiânica. Quando Ele devolvia a vida, trazia os excluídos para o meio, levantava os caídos, ressuscitava os mortos e os vivos, todos sentiam a inebriante alegria que vinha, como vinho, do coração misericordioso de Jesus.

A palavra hoje não pode ser entendida, apenas, como um marco cronológico, vazio de sentido... Palavra carregada de fugacidade, tão volátil como o éter... O hoje é esse exato momento em que falo ou digito, que não mais existe, tornou-se passado. Não há tempo sagrado e tempo profano. Todo o tempo é de Deus. Ao movimento, equilíbrio e sucessão dos corpos celestes e sua relação com a terra, convencionamos chamar de Kronos – tempo, a duração das coisas; à passagem de Deus pela história, transcendendo o universo e o tempo, convencionou-se chamar de Kairos – graça, o espaço da salvação. Deus comanda o único relógio. Por isso, o ano, ao mesmo tempo em que faz caminhar a sucessão das coisas ao ritmo do cosmo, celebra também a passagem de Deus, ao ritmo dos homens.

Hoje é tempo de ser feliz! Deus quer realizar um Kairos em nosso Kronos cansado e fatigado, sem esperanças e sem sonhos... O tempo de Deus se chama hoje. É preciso dilatar o coração, alargar o espaço, mover as mobilhas, remover o excesso, arrumar as gavetas do existir, Deus quer cear contigo hoje. Deixe a salvação de Deus entrar em sua casa hoje. Somos e estamos sozinhos nessa longa caminhada, porque não tivemos a gentileza e a humildade de convidar o Cristo para caminhar conosco, deixando-nos arder o coração quando ouvimos sua voz, suave e doce, delicada e forte, terna e vigorosa. É mil vezes melhor perder a vida do que enterrá-la na sepultura do medo. Não tenha medo de ser feliz... Não dói, nem arde, nem machuca! Por mais que caiamos na vida, nunca cairemos mais fundo do que nos braços de Deus. Ele nos cerca, todos os dias, de carinho e proteção.

Não se prenda ao que está à direita ou à esquerda. Olhe para frente, siga Jesus. Existe só uma forma de se falar de Deus para a Humanidade: quando nas asas de nossa fala, transportamos o humano para Deus. Não tenha medo de ser gente, de ser pessoa. Não tenha vergonha de seus cacos, do vaso de argila que é a sua vida, que por motivos tantos se partiu. Deus sabe de que barro nós fomos criados. Nós poderíamos ter sido felizes ontem, mas virou passado; podemos planejar nossa felicidade para o amanhã, que ainda não nos pertence, nem nunca pertencerá... Resta-me o hoje para ser feliz. Prender-se ao passado é insistir na dor das feridas não cicatrizadas da alma; Lançar-se no futuro é fugir do tempo. É o hoje que me desafia à felicidade. Se sou feliz hoje, o passado tem sentido e o futuro tem sonhos.

Pensar a felicidade é bom, sonhá-la, é melhor ainda. Mendigos somos quando refletimos e deuses somos quando sonhamos. Hoje é seu dia de ser feliz!

Um comentário:

  1. Ola, saude e paz;Continue postando esses textos que nos faz pensar e nos incentivam ainda mais a fé no nosso dia a dia.
    Abraço.

    ResponderExcluir