Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SEREI O AMOR

Frei Mário Sérgio, ofmcap


“Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afogá-lo. Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, seria tratado com desprezo”. (Cântico dos Cânticos 8,7)

O amor é a experiência mais profunda e divinal que a pessoa humana pode realizar em sua vida. Amar desvela o divino em nós! Afinal, o amor foi a matéria prima da criação. O que foi gerado no amor, outra coisa não pode ser senão amor. O amor é a extraordinária energia que faz a vida desabrochar. Perde tempo quem passa pela vida e não ama. Só o amor nos diz quem, verdadeiramente, somos!
Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja memória celebramos hoje, monja carmelitana, de clausura, tinha um enorme desejo de ser missionária. Porém, era de vida contemplativa, não podia sair do Convento. Mesmo assim, seu ardor missionário nunca se extinguiu. Ela descobriu um modo de se realizar plenamente em sua vocação: “No coração da Igreja, minha mãe, serei o amor. Com o amor serei tudo”. O amor é um itinerário espiritual da santidade, reservado a todos para se chegar a Deus. Tudo o que conta é o amor, dom dado a todos para viver, para morrer e ressuscitar no AMOR MAIOR.
A experiência de Teresinha não era a de amar, simplesmente, mas de ser o amor. Em tudo o que ela realizava em sua vida, era como se o próprio amor o fizesse. Podemos achar uma pretensão muito grande dessa jovem. Na perspectiva cristã é, perfeitamente, possível e necessário. Possível porque somos convidados a viver os mesmos sentimentos do Cristo Jesus, que é Puro Amor. Necessário porque sem a vivência radical do amor, a pessoa não vive a plenitude do seu ser. Amar para ser!
Mesmo para quem não crer, o amor continua sendo uma verdade. Quantos homens e mulheres, que se disseram ateus, foram e são capazes de gestos grandiosos de amor? O amor não é propriedade privada de nenhuma religião, muito menos do cristianismo. O que o cristianismo faz é plenificar de sentido o amor, aliás, o próprio Deus se chama Amor. A humanidade precisa dar um basta a toda matança em nome de Deus (Amor), a todo preconceito em nome de Deus (Amor), a toda promessa de vida fácil e próspera em nome de Deus (Amor), a toda mercantilização da fé em nome de Deus (Amor). Quanto mais amamos, mais compreensivos e tolerantes nos tornamos. É próprio do amor o sacrifício. Quem ama sacrifica tudo por todos. Quantos ateus dividem suas fortunas, pesquisam pelo progresso das ciências, desenvolvem tecnologias, e tantas outras maravilhas... Mesmo não professando um credo, fica implícito que amam. Sem amor, nunca se faz nada pelo semelhante!
Santa Teresinha quis ser o amor na Igreja. Nós podemos sê-lo em tantos outros lugares: na família, no matrimônio, no trabalho, com os amigos, na sociedade. O medo de amar é muito maior do que parece no seio da sociedade contemporânea. As pessoas, vitimadas pelas ambições imediatistas, negociam o prazer que denominam como amor ou impõem-se ser amadas, como se tal conquista fosse resultado de determinados condicionamentos ou exigências, que sempre resultam em fracasso. Não tenha medo de ser amor para o mundo. Não tenha medo de lançar-se nessa aventura de amar. Não tenha medo de se perceber nadando contra a corrente do desamor que campeia nossas relações interpessoais, familiares, conjugais, profissionais.
Um pouco de poesia, para deixar o amor fluir: “O Amor tem feito coisas (...) já curou desenganados, já fechou tantas feridas! O Amor junta os pedaços quando o coração se quebra... Fica tão cicatrizado que ninguém diz que é colado”. (Ivan Lins). Se algum dia o vaso que é você se quebrou, rompeu, trincou, deixa Jesus, o oleiro do Pai, juntar seus pedaços; Se alguma experiência dolorida de relacionamento lhe fechou o coração, deixa Jesus abri-lo para uma nova experiência de amor; Se, por uma desventura, você não acredita mais no amor, lembre-se: desacreditar do amor é assinar sua carta de infelicidade para sempre. Por fim, evoco uma belíssima frase de Santo Agostinho: “Ama e faze o que queres!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário