Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 12 de março de 2011

TRAGÉDIA NO JAPÃO, TRAGÉDIA NO BRASIL

O mar e a estrada

Frei Mário Sérgio, ofmcap

É triste acordar e se deparar com uma tragédia. O número de mortos se avoluma nesse tipo de ocorrências. Seja no Rio de Janeiro, na região sul, aqui na Bahia ou no Japão. Quando a fragilidade da vida é exposta no seu mais alto grau de vulnerabilidade, um olhar sobre si mesmo é inevitável. Pensar sobre a própria vida, sobre o nosso modo de estar neste mundo, sobre nossas arrogâncias e prepotências, é sempre um caminho de resgate do que verdadeiramente somos aos olhos de Deus.

         Olhar para um Japão destruído é contemplar a força da mãe natureza. A tecnologia e a riqueza ajudam bastante a diminuir o poder de destruição de fenômenos naturais, no caso o terremoto, mas ainda não os evitam cem por cento. O número de irmãos mortos cresce a cada hora no Japão. A ameaça, dessa vez, veio do fundo do mar. Mas, um dia o céu fez chover bombas sobre o Japão, e a destruição ainda deixa marcas profundas no coração da humanidade. Cantava Gilberto Gil que uma “bomba sobre o Japão fez nascer um Japão da paz”. Os japoneses se reinventam, a história já provou isso!

         Um fato me chamou muito a atenção nesses dias de carnaval: O número de mortos nas estradas federais (entre zero hora de 4 de março e 23h59m do dia 9) foi de 213 pessoas, 47,9% maior do que em 2010 (143 vítimas fatais), segundo dados da Folha de São Paulo (10/03/11). Parece que o Brasil ouviu isso e fez ouvido de mercador. É outra forma de compreender a tragédia. O terremoto no Japão foi inevitável, a natureza se moveu e acabou ceifando vidas. Mas, os japoneses fazem de tudo para conviver harmoniosamente com esses efeitos; as mortes em nossas estradas são criminosas, provocadas pela imprudência humana. No Brasil, estima-se que cerca de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito, das quais 24 mil chegam ao óbito em razão de acidentes nas estradas (não apenas federais) em todo o país.

         Eu estou rezando pelo Japão e pelo Brasil. Rezando pela fúria do mar e pelos excessos nas estradas. Rezando pela capacidade de se reinventar dos irmãos japoneses e pela conscientização maior dos brasileiros pelo respeito à vida. Por causa do mar ou nas estradas, a vida pede socorro!

Um comentário:

  1. japão ♥ , luto os joponeses q morreram nesta grande tragédia ,antes q tivesse dado uma grande tragedia no morro do RJ e matado os traficante , do que os japoneses trabalhadores ;/

    ResponderExcluir