Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 10 de março de 2011

ABERTURA DO PROGRAMA RESTAURAÇÃO - QUINTA DAS 16h ÀS 17H

Não entregue sua alma à tristeza

Entregue ao Senhor todas as situações de tristeza
 Padre Jonas Abib

Nós, brasileiros, somos muito afetivos, sentimentais e, conseqüentemente, gostamos de "curtir" a tristeza. Podemos constatar isso na nossa música raiz, que cultiva tristeza, saudade, traição... Acabamos entregando nossa alma à tristeza muito facilmente e, por qualquer motivo. O Senhor sabe que tivemos e teremos tristezas. Assim como Jesus disse: "pobres, vós sempre os tereis", Ele poderia dizer: "tristezas, vós sempre as tereis".


O próprio Jesus passou por muitas tristezas. Mas há uma total diferença entre ter tristeza e "se entregar à tristeza". Deixar-se ser tomado pela tristeza: pressionado, atormentado, ou mesmo escravizado por ela.



Temos o vício de ficar recordando o que nos causou mágoas. Basta uma pessoa dizer algo ofensivo a nós, que já ficamos ruminando, e, aquilo cresce, se avoluma dentro de nós. É como as claras em neve: de tanto "bater", recordando, recordando... o sentimento cria volume. De repente, aquilo nos toma totalmente e nem conseguimos mais respirar. Precisamos ser firmes. Não podemos acumular sentimentos ruins em nosso interior. Todas as situações dolorosas que vivemos já são mais que suficientes. Então, para que guardar e ruminar situações que nos fazem sofrer?





É necessário renunciar a toda tristeza e acabar com a mania de ficar cultivando fatos negativos que aconteceram no passado. Infelizmente, quando acontece algo ruim, logo ficamos curtindo, recordando: isso cria um volume imenso no nosso interior e nos asfixia. Entregue ao Senhor todas as situações de tristeza e faça uma verdadeira renúncia: “Senhor, renuncio ao mau hábito de ficar ruminando a tristeza. Renuncio a todos esses pensamentos diante de Ti e da Tua Palavra. Retira de mim, Senhor toda mágoa, todo ressentimento e todo gosto de ficar curtindo tristezas e decepções.



Muda minha mente e meu coração. Hoje reconheço: não posso continuar assim. É um tormento para mim e, está acabando com a minha saúde, minha alegria e minha paz. Meu semblante fica fechado, isso acaba com os meus nervos”. Senhor, é doloroso ver o que a Tua palavra diz: ‘a tristeza matou a muitos’. Reconheço que muitas vezes estou me matando, curtindo esses pensamentos. Hoje, Senhor, me decido a não pensar mais em acontecimentos negativos do passado e a não cultivar sentimentos ruins no meu coração.




Cura e transforma a minha mente, Senhor. Dá uma guinada na minha vida. Se aconteceu algo ruim, já é passado: não preciso mais ficar cultivando. Não quero, Senhor e, renuncio. Obrigado, Jesus, porque me libertas e afastas de mim toda escravidão”. Eis a minha decisão: não vou mais atormentar a mim mesmo nos meus pensamentos. Tristezas, sempre as teremos, mas não entregaremos mais a nossa alma a elas.
_____________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário