Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 20 de março de 2011

II DOMINGO DA QUARESMA



Frei Mário Sérgio, ofmcap

            Em meio ao caminho da cruz, do sofrimento, da solidão, da morte, o Senhor Jesus convida seus discípulos para um momento de glória e de luz. A transfiguração de Jesus no Monte Tabor é uma antecipação da face gloriosa do Filho de Deus. Preparar a comunidade para o escândalo da cruz, eis um dos grandes objetivos da transfiguração do Senhor.

            O atual contexto de mundo em que vivemos, com tantos rostos desfigurados pelas catástrofes da natureza, pelas guerras ambiciosas, pelo desemprego que priva a pessoa do acesso a uma vida digna e, conseqüentemente, a fome, a violência, a miséria, a exclusão de todo tipo, o preconceito. Quantos irmãos e irmãs sem rosto e sem identidade encontramos em nossos caminhos. A quaresma é o tempo de mudança de vida, de conversão interior, para ir ao encontro de algum desfigurado da nossa sociedade e ajudá-lo a fazer uma verdadeira transfiguração em sua vida. Para isso, a Igreja nos aponta três caminhos: jejum (para lembrar que Deus é o único alimento que não pode faltar em nossa vida), esmola (para partilhar o que guardei no jejum com os mais necessitados e exercitar o desapego às coisas que passam) e a oração (fundamento e fortaleza das nossas ações).

            O Tabor é um monte majestoso, alcançando 660 metros de altitude. Maravilhoso panorama se descortina do alto, vendo-se o relevo ondulado da Galiléia, o lago de Genesaré, o cimo nevado do monte Hermon, o monte Carmelo e o Mar Mediterrâneo. Nesse monte, aconteceu uma das maiores revelações do Filho de Deus: a transfiguração. Deve ter sido uma visão extraordinária. O apóstolo Pedro sentiu o gozo do céu e logo exclamou: “Mestre, é bom ficarmos aqui1!”. Certamente, o coração de Pedro nunca tinha experimentado tamanha paz interior. Ele ficou impactado!

            Para testemunhar a transfiguração, apareceram Moisés e Elias, isto é, a representação da profecia e da lei. Jesus é maior do que Moisés e Elias. Em Jesus, todas as leis e profecias se cumprem. Somente nele, na luz da sua cruz e ressurreição, o Antigo Testamento encontra sua plenitude e sua luz! Pedro, Tiago e João foram fortalecidos pelo Cristo para os desafios da caminhada. Para que não desanimassem com o peso do sofrimento provocado pela humilhação da sua santa humanidade na Agonia, no Jardim das Oliveiras; para não desfalecerem com a crueldade e violência da paixão que culminará na Crucificação, Jesus os fortaleceu primeiro com a visão da sua divindade, no Monte Santo.

            Quem fez a experiência com o Cristo vivo e transfigurado precisa ter a mesma coragem de Abraão de sair de sua terra em busca de um sonho, de uma pátria, tudo isso pela obediência a Deus (escuta). Por isso, no Tabor, a mesma voz do batismo de Jesus aparecerá para todos os discípulos ouvirem: “Este é o meu Filho Amado, no qual eu pus todo o meu agrado. ESCUTAI-O”. A quaresma é a oportunidade de intensificar nossa escuta a Palavra de Deus. Palavra que deve se tornar vida em nossa vida. Precisamos da energia da eucaristia, nosso alimento no deserto da nossa vida, para entender o que São Paulo nos diz na segunda leitura: “Sofre comigo pelo Evangelho. Deus nos salvou e nos chamou a uma vocação santa… em virtude da graça que nos foi dada em Jesus Cristo. Esta graça foi revelada agora, pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade”.

            Com as palavras de Dom Henrique (auxiliar de Aracaju), permitamo-nos deixar que o espírito dessa santa liturgia impregne nossas atitudes nos desafios da vivência da nossa fé: que a novidade de nossa vida transborde para o mundo, que tanto tem necessidade do testemunho dos cristãos. Nunca esqueçamos: este mundo mergulhado na violência (violência da injustiça, violência do desrespeito à dignidade humana, violência da fome, violência dos atentados à paz, violência das drogas e das mentiras, violência dos meios de comunicação, violência da negação de Deus)… este mundo precisa de nosso testemunho e de nossa palavra, mesmo quando nos rejeita, quando despreza o nome de Cristo, quando deseja esquecer o seu Senhor e pisar os valores do Evangelho!

            Que o Senhor purifique o olhar de nossa fé e nos alegre com a Sua transfiguração!

______________________________________________________
LITURGIA DA PALAVRA:
  1. Primeira leitura - Gn 12,1-4a
  2. Segunda leitura - 2Tm 1,8b-10
  3. Salmo - Sl 32
  4. Evangelho - Mt 17,1-9



Nenhum comentário:

Postar um comentário