Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 3 de março de 2011

ABERTURA DO PROGRAMA RESTAURAÇÃO - QUINTA DAS 16h ÀS 17H

O CEGO BARTIMEU

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Quinta-Feira, 3 de Março de 2011 - Evangelho (Marcos 10,46-52): Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e unia grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi. tem piedade de mim!” Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Que bela lição de vida nos deu o cego Bartimeu! Cheio de limitações, excluído da sociedade do seu tempo por ser considerado impuro, passando todas as dificuldades possíveis, sentado ao calor do sol, pedindo esmolas em pleno deserto em Jericó. Um homem que teria todos os motivos do mundo para ser um revoltado. Mas, não fez de sua enfermidade uma forma de se martirizar, de sofrer mais ainda, de se sentir o pior dos seres humanos. Bartimeu queria viver, queria a cura da sua cegueira, queria uma vida nova e restaurada.
Jericó era uma cidade de passagem obrigatória de Jesus, subindo para Jerusalém. O cego Bartimeu sabia muito bem disso. Ele sobrevivia daquela estrada, da caridade dos peregrinos, da boa vontade dos transeuntes. Mas, aquele dia seria especial para Bartimeu. Não era um peregrino comum que passaria naquela estrada naquele momento. Era o próprio Deus Encarnado. Em Jesus, experimentamos o amor do Pai, sua misericórdia, seu cuidado para com todos, sua cura e libertação. Bartimeu sentia que uma nova vida estava para se descortinar à sua frente.
Havia um problema grave que Bartimeu deveria enfrentar: vencer aquela multidão e chegar pertinho de Jesus. Quem o ajudaria em tamanha façanha? O que Bartimeu encontrou foi um monte de gente mandando que ele calasse a boca, isso sim. Quantas vezes queremos algo e temos medo de enfrentar as opiniões, as contrariedades, o julgamento dos outros, temos medo de enfrentar nossa família, aqueles a quem amamos, temos medo do mundo? Bartimeu sabia que aquela poderia ser sua última oportunidade de mudar de vida! Começou a gritar bem forte e bem alto: Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim.
Em algumas situações de nossas vidas, precisamos ter a coragem de enfrentar nossos medos. Até mesmo gritar se for preciso! Sentimos, em Bartimeu, uma vontade enlouquecida de viver. Ninguém ajudou aquele homem, mesmo assim ele se fez ouvir por Jesus. Bartimeu foi perseverante, sabia o que queria, foi destemido e não se fez de coitadinho, pelo contrário, sentiu-se no direito de receber a graça, a cura e a libertação em sua vida. E, Jesus o ouviu! Chamo-o e lhe perguntou: que queres que eu te faça? Aqui, chega ao seu ápice o evangelho de hoje. O cego respondeu: Mestre, que eu veja!
A pedagogia de Jesus é libertadora. Ele exigiu que o cego assumisse sua limitação, sua enfermidade, sua fraqueza. Quem não assume seus limites, nunca poderá ser curado, nunca! A aceitação de si mesmo já é um caminho de cura interior profunda. Se não sei o que sinto, ninguém poderá me ajudar. Foi isso que Jesus fez com Bartimeu: assuma sua necessidade! Bartimeu sabia, exatamente, o que queria: que eu veja! Algumas lições para nossa vida a partir desse evangelho: não posso ser refém do meu limite; não posso permitir que o meu medo me afaste de Deus e de sua graça; mesmo que ninguém me ajude, não posso me render ao fracasso; preciso assumir minhas doenças, senão não poderei ser curado; por fim, Deus me fez para ser feliz, mesmo que eu tenha de conviver com algumas dificuldades ou limitações físicas, não importa, preciso descobrir um modo de ser feliz do jeito que eu sou.

Um comentário:

  1. Querido Frei, quando é que você vai me abençoar?
    Vou aparecer, ok. Parabéns pelo blog e pela Rádio.

    Grande abraço,

    IMPLIKANT

    ResponderExcluir