Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: Eu sou pó

Frei Mário Sérgio

O avanço da tecnologia traz, no seu bojo, alguns desafios, dentre eles, o da privacidade. O sacrossanto direito de cultivar o anonimato. Câmeras nos vigiam em todos os cantos e recantos da cidade; satélites fotografando, a todo instante, a vida terrena; o GPS para localizar tudo e todos; o celular que não nos dá sossego; o email que recebo sem controle algum da minha parte, enfim, já somos dependentes de toda essa parafernália comunicacional. No mundo, onde as máquinas me dizem que eu sou e o que possuo, posso correr o risco de esquecer-me, verdadeiramente, quem sou eu para além dessa materialidade toda que me circunda. 

A Igreja, ao longo dos milênios, tem sempre se esforçado para não deixar o homem e a mulher se perderem de si mesmos. Perderem suas identidades e seus pontos de referências. Uma das formas da igreja trazer à memória quem somos é através da quarta-feira de cinzas. Pode parecer estranho, mas é pura verdade. Pó, é isso que somos! Barro amassado, modelado e soprado o hálito da vida. Traduzindo, somos criaturas e não criadores. Quando caímos na tentação de inverter os papéis da criação, deixamos de ser pessoa. O pó, as cinzas, vem sempre me apontar à condição de limite a que estou submetido e, pela graça de Deus, a capacidade de superá-lo. 

Não por acaso, a celebração das cinzas abre o tempo quaresmal. Nesse longo retiro espiritual, a igreja nos convida a exercitar o amor ao próximo. O tripé da penitência quaresmal: jejum, oração e caridade (esmola), só servem se me fizerem amar mais. Um amor gratuito, solidário, que não exige nada em troca. Amar porque amar é a minha realização e minha vocação de criaturalidade. Se não amo, me descaracterizo! As cinzas me ajudam a passar da morte para a vida. É um grande apelo à conversão. A morte do meu individualismo, do meu egoísmo, da minha falta de solidariedade, das minhas vaidades e mesquinhez para uma vida de fraternidade verdadeiramente. 

Nas leituras proclamadas na liturgia da quaresma, o livro de Joel diz que o Senhor quer que rasguemos os nossos corações e não as nossas vestes (Jl 2, 13). A minha mudança deve começar no meu interior, não nos aspectos externos da minha vida. É uma conversão profunda, sincera, doída, mas verdadeira. Rasgar o coração é um processo dolorido de crescimento humano-espiritual, mas extremamente necessário. O Salmo 50 nos dá uma dica que como sermos melhores: colocar nosso pecado sempre à nossa frente. È preciso tomar consciência de quem somos. Mas, não somos, apenas, pecado. Somos, sobretudo, graça. Em mim moram a graça e o pecado. Eu escolho dos dois quem deve aparecer mais. Na segunda leitura, uma verdade belíssima proclamada por São Paulo na II carta aos Coríntios: é agora o momento favorável, é agora o dia da salvação (2 Cor 6, 2). Nessa quaresma, que iniciamos hoje na quarta-feira de cinzas, somos convidados a caminhar no deserto com Jesus. Deserto é lugar de desafio, de ausências, provações, de sede. Mas, pode se tornar o lugar da minha mudança de vida. Boa caminhada, boa mudança de rumos e de metas.

____________________________________________________________________________
  1. Primeira leitura - Jl 2,12-18
  2. Segunda leitura - 2Cor 5,20 –6,2
  3. Salmo - Sl 50
  4. Evangelho - Mt 6,1-6.16-18

2 comentários:

  1. FELIZ ANIVERSARIO DEUS TE ILUMINE CONTINUE
    COMO TU COM ESSA FOÇAR DE LEVAR A PALAVRA DE DEUS A TODOS NÓS FIEIS QUE TE AMAMOS MUITO
    SEJA SEMPRE ESSE HOMEN DE DEUS.
    FELIA ANIVERSARIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Parabens pra vc nesta data querida .........
    Deus continue te abençoando frei
    sou ouvinte do programa restauração tenho muita vontade de conversar pessoalmente com o senhor, mas trabalho de segunda a sabado e as vezes aos domingos, e sei tbem que o senhor é muito ocupado.
    Como faço para encontrar o senhor, pois tenho muitas perguntas sem respostas por isso levaria algumas horas conversando.

    paz e bem

    ResponderExcluir