Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ABERTURA DO PROGRAMA DE RÁDIO - QUINTA às 16h - www.am840.com.br

JÓ: FARTURA, PERDA, SOFRIMENTO E REDENÇÃO

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Uma das mais frustrantes experiências humanas é a da perda. Não importa o que perdemos, sempre ficamos com uma ponta de tristeza. O desejo de sempre ter mais e mais, acaba ofuscando o verdadeiro sentido do viver. Empreendemos nossas melhores energias na busca de ter algo. O ter é uma experiência desafiadora. Não é fácil ter algo, muito menos alguém. É bem verdade, que alguns conseguem coisas e pessoas com muita facilidade, mas pode ser tão efêmero quanto à velocidade da conquista. Outros lutam a vida inteira e nada conseguem, nem ninguém. Desculpe se coloco coisas e pessoas no mesmo grau de objeto a ser conquistado, é que estamos confundindo tudo em nossos tempos. Não estamos sabendo diferenciar coisas, de gente.

Na Bíblia, há uma rica experiência de perdas e ganhos, sofrimento e redenção. É a vida de Jó. Rico, possuidor de muitos bens, e patriarca de uma família linda, saudável e numerosa. Apesar dessa riqueza toda, ele era temente a Deus. Satanás, quando veio dar umas voltas pela terra e, ao encontrar-se com Deus no céu, narra o livro, foi interpelado sobre o que ele estava fazendo, ao que respondeu: dando umas voltinhas pela terra! E Deus pergunta: você reparou em meu servo Jó, como ele é temente a mim? E Satanás disse: com a vida de riqueza e felicidade que ele leva, fica fácil. Tire tudo dele que se revoltará contra você (Deus). Mas, Deus conhecia o coração de Jó e o submete a essa dura prova. Porém, ordenou a Satanás que não lhe tirasse a vida.

Pronto, o diabo fez a festa na vida de Jó. Matou-lhe todos os familiares, tirou-lhe todas as posses e deu-lhe uma grave enfermidade. É longo o martírio desse servo de Deus. E satanás o provou de todas as maneiras possíveis. E Jó continuava firme no Senhor. Mas, Jó era profundamente humano. Brigava com Deus, amaldiçoava o dia em que nasceu, o ventre da mãe. Pedia para morrer, para sumir. E esse grito era sua oração. Esse lamento era sua prece. Mas, nunca perdeu a fé! Mesmo sofrendo perdas terríveis, continuava mergulhado no absurdo do acreditar, da fé. Até o momento em que Deus sentiu que Jó já lhe dera provas suficientes de que era um homem temente e fiel. As forças de Jó já estavam se esgotando, chegando ao limite do suportável, quando Deus intervém na vida daquele homem e lhe devolve tudo o que ele perdera ao longo da sua provação. Muitas vezes, nossa dor é tão grande que nossa oração é, tão somente, um grito ou uma lágrima.

A experiência de Jó não é muito diferente da nossa experiência. Passamos por provações duras, por perdas irreparáveis, por sofrimentos intermináveis. Parece que Deus nos prova ao máximo das nossas capacidades. O que fazer nesses momentos? Como compreender o que Deus quer de cada um de nós nessas situações? Onde podemos encontrar forças para continuar acreditando no Deus do impossível? No capítulo 19 do livro de Jó, vem-nos um alento: quando esse servo de Deus não tinha mais forças humanas, ele se abandonou, completamente, nas mãos de Deus e disse: “Eu sei que o meu defensor está vivo! (v.25)”. Essa certeza é nosso alento: o Deus em quem depositamos nossa esperança está vivo! No tempo certo, agirá em nosso favor! A palavra de profecia é: espera no Senhor!

No final de sua provação, Jó se entrega totalmente nas mãos de Deus e faz uma belíssima profissão de fé: “Conhecia-te só de ouvir falar, mas agora meus olhos te viram” (42,5). Não basta saber quem é Deus, é preciso experimentá-lo todos os dias, na saúde e na alegria, na fartura e na perda, no sofrimento e na redenção. Eu não posso crer, apenas, porque Deus me dá algo e minha vida é, materialmente, farta; mas creio porque minha fé é o meu alimento e minha fortaleza. E, depois de provar a paciência de Jó, Deus lhe devolveu a saúde, a felicidade, sua amada família e os bens que ele possuía. Aprendamos, com nossas perdas e sofrimentos, que Deus continua nos amando mesmo que não percebamos sua mão protetora sobre nós.

Um comentário:

  1. Deus usa o sofrimento para revelar o seu AMOR por cada um de nós frei, é verdade! Se tomássemos as características do Salmo 130 como oração e o livro de Jó como ensinamento do Bom Deus, muitos sofrimentos seriam ALIVIADOS, e enfrentados com sabedoria, esta oração do Salmo transformou em canção, é uma adoração que brota em meio ao sofrimento...que nos faz repousar a alma, o sofrimento nos ensina a rezar:
    “Das profundezas clamo a ti Senhor; ouve Senhor, a minha voz! Senhor a minha voz! Estejam atentos os teus ouvidos às minhas súplicas!”
    O sofrimento revela quem DEUS É
    “Se tu, soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia? Mas contigo está o perdão para que sejas temido.”
    A misericórdia de Deus não é para retornarmos ao pecado e sim para fazermos a experiência do temor de Deus, do amor que Deus tem por nós.
    O sofrimento nos ensina a ESPERANÇA...
    “Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança. Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã…”
    É assim que enfrento os sofrimentos, nesta semana que o sofrimento bateu a minha porta mais uma vez, vendo meu amor(sobrinha) tão frágil e debilitada, sabe o que pensei? Que compaixão Senhor, ela não te conhece profundamente ainda, apenas ouve falar de ti...mas, eu miserável mais uma vez gritei e Ele me ouviu. Obrigada Frei, mais uma vez um aprendizado teológico , catequético e possível de ser experimentado.

    ResponderExcluir