Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ABERTURA DO PROGRAMA DE RÁDIO - QUINTA às 16h - www.am840.com.br

Em atenção à tua palavra (Lc 5,5)

Frei Mario Sérgio, ofmcap.

O cenário é o lago de Genesaré, na Galiléia. Uma multidão se apertava para ouvir Jesus. Todos queriam uma palavra de esperança, de libertação, de salvação. Qualquer esforço justificava estar ali. É Jesus quem está passando, quem está falando. O povo sentia fome de um Deus vivo, misericordioso e, sobretudo, presente em seus cotidianos. Ainda hoje somos assim. Queremos um Deus que seja Emanuel (Deus-conosco).
Os pescadores haviam chegado da pescaria e nada conseguiram naquele dia. Jesus senta-se na barca e ordena: avancem para as águas mais profundas (Lc 5,4). Os pescadores ficam assustados. Ora, de pescaria Jesus não entendia nada. Portanto, não devemos ouvi-Lo. Mas, Jesus se utiliza desse episódio para um dos seus maiores ensinamentos: Deus é um Pai de amor. O convite de lançar as redes logo foi atendido. E o que é mais bonito e profundo: em obediência à Palavra! Quando perdemos a capacidade de confiar na Palavra de Jesus, perdemos tudo. A fé é um mergulho na providência divina. Ou obedecemos ou não somos cristãos.
É uma tentação muito grande querer fazer as coisas da nossa maneira, do nosso jeito, como achamos mais conveniente. Mas, nem sempre nos damos bem. Quem vive para sim, empobrece seu viver. Sem uma vida de intimidade com Deus, que se revela na oração, na meditação da Palavra, na vida de sacramentos, na missão, na caridade que praticamos, na mão que estendemos, no doente que ajudamos, no pobre que acolhemos, fica difícil voltar ao mar e refazer o processo demorado da pescaria. Quando Jesus convida os pescadores a voltarem ao mar, foi um convite a dobrar o orgulho, o cansaço, o desânimo. E, ao mesmo tempo, um exercício de confiança na providência. E, fiquemos atentos a isso: disse Jesus - sem mim, nada podeis fazer!
Quando somos obedientes a Deus, o milagre da vida acontece aos nossos olhos. A quantidade de peixes foi tão grande, que os pescadores precisaram de outra barca para encher e ajudar a levar à margem. Sem a coragem do abandono nas mãos de Deus, apegamo-nos aos nossos medos e aos nossos comodismos e achamos que as coisas são assim mesmo, não tem mais jeito, deixa como está... Em águas rasas não pegamos muitos peixes. Avancemos para as águas mais profundas.
Um mundo melhor, uma sociedade mais justa e mais fraterna, uma igreja mais santa e mais próxima das realidades sofridas do homem e da mulher de hoje é um desafio para todos, de modo particular para os batizados. Jesus não realizou sua missão sozinho, mas confio em homens frágeis, simples, tirados do meio do povo, trabalhadores sofridos e sem muita cultura intelectual. O projeto de Jesus já nasceu comunitariamente. Precisamos entender isso: somos comunidade. Se perdermos essa característica fundamental do cristianismo, afasta-mos do desejo do Coração de Jesus: que todos sejam um.
Portanto, nesse início do mês de setembro, dedicado à Bíblia, sejamos obedientes a essa Palavra do Senhor. Dediquemos um tempo maior à leitura da palavra, à meditação. O livro que a igreja nos convida a estudar e a vivenciar é o de Jonas. Como nos lembra a canção, pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar! Que Deus nos abençoe e nos proteja hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário