Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PÉROLA DO DIA (05/06):


Frei Mário Sérgio, ofmcap

TEXTO: 

Para mim é melhor morrer do que viver, pois tenho ouvido injúrias caluniosas e sinto em mim profunda tristeza. Senhor, ordena que eu seja libertado desta angústia. Deixa-me ir para a morada eterna e não afastes, Senhor, de mim a tua face. Para mim é preferível morrer a ver tão grande angústia em minha vida, ouvindo ainda tais injúrias'. (Tobias 3, 1-11. 16-17)

REFLEXÃO:

Vamos aproveitar a liturgia da palavra para ler o livro de Tobias. O relato, de cunho novelístico é repleto de ensinamentos sapienciais, onde traz belos ensinamentos, tais como: respeito e honra aos pais, cuidado para com os mortos, justiça, honestidade, bondade e compaixão para com o próximo (4,3-19; 12,6-20). O livro procura mostrar que o israelita fiel a seu Deus e à sua religião nunca está só, mas é objeto da especial proteção divina. Manifesta também a esperança de que quando Deus reunir o seu povo de todas as nações (13,5), então também os pagãos se converterão ao Senhor para formarem um único povo de Deus (14,6s).

No texto desta quarta-feira, A narrativa continua e relata que as preces de Tobias e Sara foram ouvidas. Rafael, um anjo de Deus, é enviado para curar a cegueira de Tobias e libertar Sara de um demônio chamado Asmodeu, verdadeiro responsável pela morte de seus pretendentes. Mas, o que nos chama a atenção, na oração de Tobias, é que ele pede para morrer... O sofrimento estava insuportável! O coração de Tobias estava tomado de angústia, decepção, vergonha, então, ele pedia para Deus lhe tirar a vida e acabar com aquele sofrimento todo.

Só quem já passou por momento semelhantes poderia descrever o que significa um sofrimento muito grande na vida. Quando bate aquela dor, aquela angústia que chega a ser sufocante... E o pior, quando a pessoa não percebe nenhuma luz no fim do túnel, chegou ao fundo do poço... Nesse momento, muito agem contra própria vida, para fugir da situação, causando dor aos que ficam. Sara queria se matar enforcada, mas entendeu que seria muito sofrimento para a sua família e desiste de tal solução para ela. 

O que Tobias e Sara nos ensinam, hoje, é o poder da oração! Tirara própria vida (se matar) pensando que será a solução dos problemas, na verdade, é desespero... Em nosso momento de dor, de sofrimento, de angústia, de decepção, de tristeza profunda, Tobias e Sara nos convidam a confiar na poderosa intervenção de Deus em nossas vidas. Deus agiu poderosamente quando ouviu a oração de Tobias e Sara e enviou o arcanjo São Rafael que os curou das enfermidades. 

Quero rezar contigo, meu irmão, minha irmã, que passa por um momento semelhante ao de Tobias e Sara. Quero pedir que Deus envie seu Arcanjo Poderosos, portador da cura, São Rafael, para curar suas enfermidades e curar seu coração, restaurar seus sentimentos e restabelecer-lhe a saúde integral de corpo e de alma. "Manda teus anjos, sobre nós, e abençoa todos os que esperam em vós! Manda teus anjos, para nos ensinar, a te louvar e glorificar!". Paz e bem!

Um comentário:

  1. Para Mim e Melhor Morrer do que Viver!
    Como Farei para alcançar isso de Deus.

    ResponderExcluir