Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 22 de junho de 2013

PÉROLA DO DIA (22/06)

Frei Mário Sérgio, ofmcap

TEXTO:
Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas.' (Mateus 6, 24-34)

REFLEXÃO:
Continuando a temática da semana, o desapego às coisas que passam e a liberdade para seguir ao Cristo, o evangelho de hoje nos fala da Providência Divina. O seguidor de Jesus não pode confiar, apenas, em suas próprias forças, em sua inteligência ou mesmo em suas capacidades pessoais. A força do discípulo vem do Espírito Santo. Olhando na perspectiva bíblica, nossa força é fraqueza! O Espírito age em nossas capacidades plenipotencializando-as. Se nossa força é nossa tão somente, a missão de evangelizar se torna uma vaidade humana, no entanto, lembra-nos São Paulo aos Coríntios " 'Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta'. (2Cor 12,9). 

Mas, a Providência Divina não está associada, exclusivamente, em acreditar que Deus provem materialmente aos seus filhos. É uma visão reducionista! A providência é o cuidado do Criador pela criatura, que perpassa toda sua existência! Ou seja, Deus cuida de cada um de nós com amor sem igual. Por isso, ninguém pode dizer que não está pronto para a missão por causa de coisas materiais, isto é, não tenho isso, não tenho aquilo, como vou sobreviver, quem vai nos vestir, quem vai nos alimentar... As questões materiais não podem ser empecilhos para o seguimento de Jesus. Ele providencia o necessário para os seus filhos, pois Ele sabe tudo o que precisamos!

Buscar, primeiro, o Reino de Deus e sua justiça, tudo o mais virá por acréscimo! Esse é o convite de Jesus para o dia de hoje! Outro forte apelo do Senhor, hoje, é viver o dia presente, sem ansiedades e angústias... "Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações"!. Quando o nosso coração compreenderá essa passagem bíblica? Temos um coração desconfiado, amedrontado, ansioso, depressivo, inquieto, que quer estar no controle de tudo e de todos... Continua, Jesus: para cada dia, bastam seus próprios problemas! 

Vamos orar: Senhor, eu coloco o meu coração em tuas mãos para que ele seja tão humilde como o Vosso, tão manso e sereno. Dá-me um coração desapegado e confiante. Um coração livre e libertador. Que eu não confie em minhas próprias forças, mas me glorie de minhas fraquezas, que é onde Tu ages em mim. Ensina-me a buscar o Teu Reino em primeiro lugar e desconsiderar tantas coisas materiais que aprisionam meu ser. Por fim, Senhor, liberta-me da ansiedade e da angústia que me impedem de viver cada dia com seus dramas e suas preocupações. Quero viver confiante em sua Providência. Amém! Paz e bem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário