Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 31 de março de 2012

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR




O QUE CELEBRAMOS?
·         O duplo nome da festa indica dois mistérios diferentes, duas tonalidades espirituais diferentes, duas histórias diferentes: Ramos e Paixão.
·         Na procissão de ramos, celebramos a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém para realizar seu mistério pascal. O uso dos ramos faz alusão à festa das tendas.
·         A missa com a leitura da Paixão do Senhor é centrada sobre a figura de cristo como Servo Sofredor. As leituras falam da perseguição, do sofrimento e da entrega de Jesus que se fez o Servo do Senhor; realçam sua fidelidade à sua missão para salvar os pobres e humildes. Ele se associa a todos os sofredores e sofredoras do mundo, a todos os pequenos e injustiçados. Ele nos convoca para segui-lo neste caminho, hoje.

ESTRUTURA DA CELEBRAÇÃO:
Há três partes na celebração: memória da entrada do Senhor em Jerusalém (pode ser por três modalidades: procissão com os ramos, entrada solene ou entrada simples); liturgia da Palavra com a leitura da Paixão do Senhor e liturgia eucarística.

PROCISSÃO COM OS RAMOS:
·         O mais importante não é a benção, mas a procissão com os ramos. Não se aconselha fazer a procissão depois a benção dos ramos. A benção está em função da procissão.
·         Aproveitar que é uma festa de devoção “benzer os ramos” para uma boa catequese sobre o sentido da vida em comunidade.

LITURGIA DA PALAVRA:
·         Leitura da Paixão do Senhor: sem velas, sem incenso, sem a saudação “ O Senhor esteja...”, sem fazer o sinal-da-cruz sobre si mesmo nem sobre o livro; no final, não se beija o livro nem se diz “Palavra da Salvação”.
·         Se for proclamar o texto longo, o padre sempre faz a voz de Jesus. Convém intercalar a proclamação com refrões meditativos (Prova de amor e outros). O povo pode ficar sentado. Na narração da morte, todos ficam de joelhos por um instante.
·         Na homilia, pedir testemunhos da comunidade de sofrimentos e situação semelhantes à narração do Evangelho. Depois, iluminar com a Palavra de fé e de esperança.

Fonte: BUYST, Ione. Preparando a Páscoa. 2ªed. Paulinas, São Paulo 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário