Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Creio na Igreja Católica


Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

Frei Mário Sérgio, ofmcap

O Catecismo da Igreja, nº 811, diz: “Esta é a única igreja de Cristo que no credo confessamos una, santa, católica e apostólica”. Tudo o que a Igreja é, ela recebeu de Cristo pelo Espírito Santo. Só a fé pode reconhecer que a Igreja tem essas propriedades da sua fonte divina. O Concílio Vaticano I disse que a própria existência da Igreja, na sua caminhada terrena, é o seu perpétuo motivo de credibilidade e uma prova irrefutável da sua missão divina.

A IGREJA É UNA: a fonte da origem da Igreja é a Trindade. É una pelo seu fundador: Jesus Cristo. É una pela sua alma: o Espírito Santo. Portanto, é da própria essência da igreja ser una. A Igreja é UNA, mas dentro dela existe uma diversidade de dons, carismas, encargos, condições e modos de vida! A grande riqueza dessa diversidade não se opõe à sua unidade. Mas, os pecados humanos podem fazer essa unidade ruir. Por isso, o apóstolo exorta: “conserva a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef 4,3). Quais são os vínculos da unidade? A mesma profissão de fé; a celebração do culto divino e a sucessão dos apóstolos.

A IGREJA É SANTA: a igreja é, aos olhos da fé, indefectivelmente santa. Santa porque tem sua origem na Trindade; santa porque Jesus, o Santo, é seu fundador; santa porque o Espírito Santo a conduz à perfeição. Todas as obras da igreja tendem como a seu fim, à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus. É na Igreja que está depositada a plenitude dos meios de santificação! A Igreja santa, mas seu povo é pecador. Por isso, a igreja é dispensadora da graça, para santificar seu povo! Os santos e santas sempre foram fonte e origem de renovação nos momentos mais difíceis da história da Igreja.Por isso, a Igreja não cansa de olhar para Maria, Nossa Senhora, porque ela já atingiu a plenitude da santidade e da perfeição. Em Maria, a Igreja já é toda santa!

A IGREJA É CATÓLICA: a palavra católico quer dizer universal. Ela é católica porque nela está Cristo. Nela está a plenitude dos meios da salvação. Ela é católica desde o Pentecostes e o será até o dia da Parusia! Ela é católica quando mantém os laços fortes com a Igreja de Roma, com o Santo Padre, com seus bispos. Só pode ser considerado católico quem abraça a Igreja na sua totalidade. A Igreja existe para evangelizar. Sua essência é a missão. É na missão que a Igreja faz brilhar o esplendor de sua catolicidade.

 A IGREJA É APOSTÓLICA: a Igreja é apostólica por ser fundada sobre os Apóstolos: primeiro, foi constituída pelo fundamento dos apóstolos (Ef 2,20; At 21, 14); segundo, ela conserva e transmite, pela força do Espírito Santo, os ensinamentos dos apóstolos; terceiro, ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos, que são os bispos, auxiliados pelos padres, pela força da sucessão apostólica.Toda a Igreja é apostólica na medida em que, através dos sucessores de São Pedro e dos Apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem.

Muito se publica sobre a queda da Igreja Católica no mundo, no Brasil, em nossas cidades. Mas, os números oficiais dizem o contrário. Os dados estatísticos se referem a 2010 e fornecem uma análise sintética das principais dinâmicas da Igreja católica nas 2.966 circunscrições eclesiásticas do planeta. Os católicos em 2010 somavam 1,196 bilhão, em comparação com cerca de 1,181 bilhão em 2009, com um aumento absoluto de 15 milhões de fiéis. Ao longo dos últimos dois anos, a presença dos católicos batizados em todo o mundo permanece estável em cerca de 17,5% da população global.

A tendência de crescimento no número de sacerdotes, que começou em 2000, continuou em 2010, ano em que foram contados 412.236 padres; em 2009 eram 410.593.

Nenhum comentário:

Postar um comentário