Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 27 de agosto de 2011

Resumo da minha homilia na cidade de Seabra/BA (27/08/11)


A alegria do encontro com a pessoa do Bom Jesus
Frei Mário Sérgio, ofmcap
Quero destacar deste tema da festa do Bom Jesus de Seabra 3 importantes palavras: alegria, encontro e pessoa. Encontrar uma pessoa que amamos é sempre uma alegria muito grande. Nesse caso, o encontro é com a pessoa do próprio Jesus. Lembra-nos Santo Agostinho que ninguém encontra a Deus sem que antes Deus não o tivesse encontrado. A iniciativa do encontro é sempre divina. A resposta é sempre humana.

Percorrendo o itinerário catequético de Jesus, suas andanças, os lugares onde Ele evangelizou, podemos concluir uma coisa interessante: todos que tiveram a graça de encontrá-Lo pessoalmente mudaram de vida. Era profundamente impactante o encontro com Jesus. Era um olhar acolhedor e cheio de perguntas ao mesmo tempo; eram mãos que tocavam e curavam; braços que levantavam caídos, palavras de vida eterna. Como não se deixar envolver por tão grande amor?

Desde o seu nascimento, Jesus já mudava a vida de que se encontrava com Ele. Assim, aconteceu com os reis magos, vindos do Oriente. Deveriam voltar para dizer a Herodes que encontraram o Messias, envolto em faixas. Mas, os magos voltaram por outro caminho. É, exatamente, essa a proposta: encontrar com Jesus para mudar de caminho.

Se a minha vida espiritual não me oferece respostas, nem muito menos sentido, preciso me perguntar se me encontrei com Jesus. Encontrar-se é muito mais profundo do que estar junto, estar perto ou no mesmo ambiente. Encontrar é deixar que a vida de Jesus se torne minha vida, deixar que a missão de Jesus se torne minha missão também. É a vida Dele na minha vida. Esse encontro deve me fazer uma pessoa nova, renovada e renovadora, isto é, que dê sentido à vida dos outros.

O encontro com Jesus deve me provocar para além do sentimentalismo. Essa atitude foi execrada por Jesus, que sempre dizia a quem recebia um milagre Dele: não diga nada disso a ninguém! Jesus sabia do risco do sentimentalismo, que é uma fuga da realidade. O que Jesus queria desses encontros é que nascessem discípulos missionários, homens e mulheres que entendessem que a partir daquele momento tinham uma grande missão pela frente: anunciar o reinado do Senhor.

Assim, podemos compreender o que seja a igreja: o lugar dos seguidores e seguidoras de Jesus. A igreja se torna o lugar da vivência profunda e transformadora do batismo. Se não temos a igreja dos sonhos de Jesus, é porque ainda não somos os discípulos verdadeiros Dele. Os desafios batem à porta, mas os seguidores de Jesus não podem desanimar, nem se desesperar. Pelo contrário, a confiança no Espírito Santo, o grande Dom que a igreja recebeu, é a certeza de que as dificuldades da missão nunca abaterão a igreja de Jesus.

2 comentários:

  1. Mario Sergio,Que noite mágica, cheia de luz, com uma suave brisa que acariciava e encantava a todos que ali estavam. A cada dia que passa deus coloca talentos e mais talentos em suas mãos, e vc como um servo bom só tem a multiplica cada vez mais.
    Deus que te abençoa.

    ResponderExcluir
  2. Frei foi muito bom tê-lo mais uma vez em nossa cidade que Deus abençoe vc e que continui evagelizando e nos trazendo a palavra de DEUS atraves de suas musicas de suas oraçoes.
    Que Jesus te abençõe.
    ZÊLINE Seabra bahia.

    ResponderExcluir