Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Abertura do programa de rádio - segunda-feira das 16h às 17h - www.am840.com.br


CANSEI


Frei Mário Sérgio, ofmcap

            Parece que chega um momento da vida que a pessoa pára, olha para trás, começa a fazer uma análise da própria caminhada, seja ela qual for, e a única palavra que consegue traduzir o sentimento que vai invadindo e angustiando o coração é: cansei. O verbo cansar é próprio de quem se esforçou, de quem acreditou, de quem colocou a vida numa coisa, de quem não se acomodou. Existem duas compreensões do cansaço: a boa e a desafiadora. A boa é a conseqüência do trabalho, quando o corpo pede uma parada relaxante e revigorante – é a certeza da missão cumprida. A desafiadora é aquela que lhe faz desistir de lutar por um objetivo, seja pela demora, ou pelas barreiras, ou pela perda de fé. 

            Perceba que eu falei desafio, não usei a palavra ruim, porque problemas e dificuldades são desafios a serem superados. É assim que uma pessoa deve encarar a vida e suas durezas, como um desafio. Não importa quanto tempo você espera por algo, por um milagre, por uma cura, por uma libertação, por uma vida nova, por uma família melhor, por um casamento em paz, por uma fé mais forte; o que não podemos é desistir! A vida não foi feita para pessoas covardes, mas para desafiadores. Devo continuar caminhando, buscando, acreditando, sonhando e tentando realizar meus projetos, dos mais simples aos mais audaciosos. Mas, desistir, nunca.

            Jesus Cristo nunca deixou nenhum dos seus discípulos se acomodarem, pelo contrário, sempre os incentivou a desafiarem-se. Sabe por quê? Jesus sempre acredita na pessoa humana. Ele sabe, exatamente, das nossas capacidades e quer que nós a descubramos dentro do nosso interior. Ao mesmo tempo, Jesus sabe quando precisamos de colo e de carinho, de aconchego e de afago, por isso Ele disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). Jesus é o nosso descanso. Precisamos procurá-Lo em nossos momentos de tristeza, de decepção, de barreiras, de sofrimento, enfim, de cansaços. Porém, nunca desistir de viver. 

            Uma situação que causa muito cansaço é pedir e rezar pela mudança de vida e de atitude de alguém: filhos nas drogas, na marginalidade, na bebedeira; esposos e esposas no adultério; parentes na depressão; comportamentos que ferem e machucam os outros; pessoas difíceis de convivência; pessoas com temperamentos destruidores; sei que a lista seria enorme que desafios a serem superados. Mas, queria dizer isso: nunca desista, facilmente, de quem você ama! Por mais que a mudança demore, não desista; por mais demorado que a cura pareça, não desista; por mais cansativa que seja esperar pela conversão da sua família, do seu casamento, não desista. E peça, todo dia, ao Senhor, que você não se canse! Deixo essa citação bíblica como palavra de encorajamento para sua vida: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8,37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário