Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 7 de novembro de 2010

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS (07/11)

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Santo, santidade, santificação. Parecem palavras fora da realidade. Na mente de muitas pessoas, santidade é coisa de alienados, de quem quer fugir da realidade do mundo que aparece aos nossos olhos. Pior ainda, quando a idéia de santo é aquela das imagens nos altares das igrejas. Como dizem alguns: tem olhos e não vêm, tem ouvidos e não ouvem, boca e não falam, etc. Porém, a santidade é a vocação mais sublime e mais genuína da pessoa humana.

Só pode ser santo, quem se permite ser profundamente humano. Na santidade, o ser humano, aberto à graça de Deus, reconhece-se “imago dei”, isto é, imagem de Deus. Ser imagem de Deus é trazer, plasmado em seu ser, o selo do Criador que diz: tu és meu!

A santidade é fruto do nosso batismo. Mergulhados com Cristo como criaturas velhas, levantamos, pelo batismo, como ressuscitados e herdeiros do céu. Portanto, ser santo é viver com autenticidade o batismo, que me chama a ser sal da terra e luz do mundo. Ser santo é ser gente! O maior desafio de viver a santidade é ter de fazê-lo no mundo onde estamos, com seus dramas e achaques, com suas contradições e incertezas, mas com suas alegrias e esperanças. Ser santo é ter a coragem de ser sinal de contradição.

Por fim, a santidade é meta de toda cristão. Ninguém pode se sentir fora desse processo, dessa caminhada. O mundo só compreenderá nossa santidade se ele se achar questionado pelo nosso modo de viver, de pensar e de agir. É renovando nossa mentalidade que seremos uma resposta evangélica para os nossos tempos! E, nunca esquecer: ser santo com humor, com leveza, com gentileza, sem julgar ou desmerecer o outro e dentro do mundo, nunca fora dele. Assim, a santidade é possível e, sobretudo, saudável e inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário