Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa de Rádio - reflexão de abertura do Restauração - am840.com.br

O peso da minha palavra

Frei Mário Sérgio, ofmcap

O uso correto e eficaz da palavra sempre seduziu a humanidade desde os primórdios. Ainda hoje a humanidade cultua grandes oradores que marcaram a história pela força da palavra. A oratória desenvolveu-se principalmente em Atenas. Os atenienses cultivavam com carinho a arte de discursar e quase todos os lideres políticos eram notáveis oradores. Temístocles convencia as massas. Péricles empolgava a todos. Demóstenes, o mais famoso de todos os oradores gregos. Em Roma, o destaque é para Cícero, o maior de todos eles. Na Igreja, tivemos excelentes oradores: Ambrósio, Agostinho, e o grande São João Crisóstomo. Na Bahia, Castro Alves e Rui Barbosa, que fizeram desta terra da santa cruz uma nova Atenas. Em Sergipe, Fausto Cardoso e Homero de Oliveira, para citar alguns.

Como as multidões ficavam ouriçadas com as vozes desses homens ilustres, quando faziam uso da palavra! Eram palavras bem-ditas. Mas, infelizmente, existe uma turba de homens e mulheres que passam os anos de sua vida, alguns curtos e outros mais longos, apenas mal-dizendo. São palavras que maculam a imagem e a idoneidade de tantas pessoas; que dizem o que elas nunca fizeram; que espalham maldades nunca praticadas ou ditas por elas. Uma palavra mal-dita é tão mortal quanto um tiro de fuzil. A vantagem é que a arma de fogo mata logo, ao passo que uma palavra maldita mata aos poucos.

O que digo, como digo, a quem digo, precisa ter o crivo da responsabilidade. Não posso dispor de inverdades sobre a vida alheia sem medir as conseqüências do meu ato. Uma calúnia, uma difamação, um boato, uma fofoca, não são apagadas como um simples pedido de desculpas, como se a pessoa não tivesse sido ferida, nem machucada. É necessário um algo mais. Uma mudança verdadeira de atitude, de gestos e de ações. Só quem já foi caluniado sabe o peso de uma palavra mal-dita. Na definição de Victor Eduardo Gonçalves a honra “é o conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais de uma pessoa, que a tornam merecedora de apreço no convívio social e que promovem a sua auto-estima”. Três modalidades de crimes violam a honra, seja ela objetiva ou subjetiva: a Calúnia ( art. 138 ) , a Difamação ( art. 139 ) e a Injúria ( art. 140 ) . Assim, ofender a honra de alguém, além de pecado, é crime. Por isso, insisto: cuidemos do peso de nossas palavras.

Quem desonra o seu próximo, quem lhe mancha sem necessidade o bom nome, quem lhe destrói a boa fama, terá de Deus o que merece, terá de prestar contas ao Criador. Que ganhamos ao manchar o bom nome dos nossos irmãos? A palavra quando bem usada edifica, converte, emociona, explica, torna-se oração. Por isso, Jesus é a Palavra encarnada, para que todos compreendessem o quanto somos amados e amadas por Deus. Que o Espírito Santo nos conceda o discernimento para saber se o que me dizem corresponde com a verdade ou não; e que Ele nos conceda, também, a graça da repreensão quando a tentação de ofender a honra de alguém venha a se apoderar da nossa língua.

Por fim, se quem destrói a honra de alguém é um criminoso, um pecador, um leviano, o que podemos dizer de quem dar ouvidos a essas maldades? Tenho certeza de que se nossa atitude para com esses irmãos e irmãs for de caridade e de verdade, não daremos espaços em nossas vidas para disseminar o mal. Nossos ouvidos são templos do Espírito Santo, isto é, não deixemos que ninguém os profane falando mal da vida de um irmão. Dai-nos, Senhor, língua para te louvar, ouvidos para te escutar e discernimento para fazer sua santa Vontade em nossas vidas.

2 comentários:

  1. Oi Frei, quão sabias são tuas palavras, falas tão bem sobre as verdades que Deus quer que acreditemos, que com louvor entram em nossos ouvidos e tocam os nossos corações suas palavras de amor e sabedoria. Que Jesus conceda-lhe a graça de permanecer transmitindo com tanto amor a Tua palavra e aquecendo os nossos corações. Parabéns por todos os seus trabalhos. Um forte abraço.
    Cátia Roseane.

    ResponderExcluir