Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 22 de julho de 2010

REFLEXÃO PARA ABERTURA DO PROGRAMA DE RÁDIO - toda quinta 16h. www.am840.com.br

Maria Madalena: primeira discípula do Ressuscitado

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Jesus, ao longo do seu ministério, sempre foi acompanhado por muitas mulheres. Algumas anônimas, outras mais famosas, outras mais discretas. Não era comum, muito menos aceitável sócio-culturalmente, mulheres seguindo homens em missão, em peregrinação ou no exercício do seu ministério. Jesus era diferente de todos os outros mestres. Ele tocou o coração daquelas mulheres restaurando-lhes a vida, a saúde, a esperança e a alegria de viver. Por isso, elas o seguiam com toda fidelidade e com toda convicção.

Todas as mulheres que, um dia, tiveram a graça de se encontrar com Jesus, foram transformadas. Parece que as mulheres compreendiam Jesus muito mais rápido do que os homens. Penso que a mulher entende pelo coração e, muito menos, pela razão. A samaritana mudou de vida sem pensar duas vezes. Compreendeu logo que estava diante do Messias. A viúva de Naim, tão sofredora, recebe a graça de ter o filho que estava morto de volta ao convívio familiar. A pobre viúva que ofertou duas moedas, mas era tudo que ela possuía, e foi elogiada por Jesus que a observava de longe. A mulher que ungiu os pés de Jesus com um perfume caríssimo, antecipando sua morte, ouviu do Mestre: o gesto dessa mulher será lembrado eternamente. O que dizer da mulher adúltera? Ninguém te condenou, nem eu! Vai e não peques mais. Foram muitas mulheres que mudaram de vida quando se encontraram com Jesus.

Dentre as muitas mulheres, uma delas se destaca: Maria Madalena. Muito já se falou sobre essa mulher. Muitas calúnias e inverdades. Para saber quem é Madalena, precisamos voltar aos Evangelhos, fonte segura, e deixar que a verdadeira Maria Madalena apareça: Sete demônios saíram dela (Lucas 8, 2); ela era uma das mulheres que ajudaram Jesus e seus discípulos enquanto estes pregavam o evangelho (Lucas 8, 1-3); ela e muitas outras mulheres seguiram Jesus desde a Galiléia quando ele foi para Jerusalém no final do seu ministério (Mateus 27, 55-56); quando Jesus foi levado para ser crucificado, ela e outras seguiram de longe (Mateus 27, 55-56; Marcos 15, 40-41); quando Jesus foi sepultado, ela foi uma das mulheres que observou o lugar onde o corpo foi posto (Marcos 15, 45-47); ela e outras mulheres foram ao túmulo no primeiro dia da semana para embalsamar o corpo de Jesus (Marcos 16, 1-2; Mateus 28, 1); quando ela encontrou o sepulcro aberto, correu para avisar Pedro e João (João 20, 1-2); ela foi uma das primeiras a receber a notícia da ressurreição quando um anjo falou às mulheres perto do túmulo aberto (Mateus 28, 5-6). Anunciou a boa notícia aos discípulos (Lucas 24, 9-10); ela foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus depois da ressurreição (Mateus 28, 8-10; João 20, 13-18).

Maria Madalena fazia parte do grupo de Jesus. Corajosa, destemida, companheira, fiel. Porque Jesus deu sentido à sua vida, ela nunca mais quis se afastar Dele. Ela foi a primeira pessoa a quem Jesus revela sua ressurreição. Isso demonstra o afeto e a confiança que Ele tinha por ela, uma mulher. Ela, por sua vez, compreendeu, imediatamente, que seu mestre estava vivo, quando Ele a chamou pelo nome, num contato pessoal, carinhoso (Jo 20,16). A voz do pastor se fez ouvir pela ovelha. O coração de Madalena se encheu de profunda paz interior: Ele ressuscitou verdadeiramente! Jesus confiava uma grande e desafiadora missão a ela: vai dizer aos irmãos meus (Jo 20,17)... Correndo, emocionada, ofegante e cheia de alegria, ela encontra os demais e anuncia-lhes a notícia mais esperada: Ele vive!

A missão de Madalena, hoje, é nossa missão: anunciar que o Cristo vive no meio de nós. Muitos irmãos vivem desanimados e sem esperança. Os problemas, as dificuldades, os relacionamentos feridos, a família destruída, o desemprego, a doença, tudo isso faz com que muitos vivam como se Jesus, a fonte da vida e da misericórdia, estivesse morto. Há muitos corações precisando de novas madalenas que tenham a coragem de ir ao sepulcro das desilusões dos irmãos e dizer-lhes, quando tudo já parece perdido e sem luz, que é tempo de ressuscitar, de viver novamente. Uma das mais belas auto-definições de Jesus é exatamente essa: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida!” (Jo 8,12). Que Maria Madalena nos inspire a realizar uma missão importantíssima nos tempos de hoje: dar a sentido a vida do outro. Inspire-nos a levar a mensagem de vida de Jesus, dizendo que Ele é a verdadeira luz que ilumina os povos, e as escuridões da nossa alma. Quando Madalena encontrou os discípulos amedrontados, feridos, machucados e cansados, e ela disse: Ele vive. O poder dessas palavras fez aquele grupo acreditar novamente que tudo é possível para aquele que crê. Seja essa nossa missão e nosso testemunho!

Um comentário:

  1. Maria Madalena:
    Durante muito tempo ela foi vista como uma prostituta socorrida pelo Messias, logo depois arrependida de seus pecados. Estas visões do imaginário cristão foram intensamente incentivadas pela Igreja Católica, que segundo alguns pesquisadores a viam como uma ameaça aos princípios dogmáticos acalentados pelo clero, por ter sido possivelmente mais próxima de Jesus do que admitem os Evangelhos ortodoxos.

    Vinicius

    ResponderExcluir