Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que é isto: um Capítulo Provincial?

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, conta, hoje, em todo o mundo, com cerca de 10.960 frades, distribuídos em 157 províncias, localizados, por sua vez, em 103 países do mundo. A cada três anos, os frades de profissão perpétua de cada uma dessas províncias, isto é, os irmãos que já concluíram a sua formação inicial e emitiram os votos em caráter definitivo, reúnem-se numa assembléia especial, chamada de Capítulo Provincial. Esta reunião dos irmãos, que dura, ordinariamente, cerca de cinco dias e na qual os frades, em comunhão fraterna, fazem uma ampla revisão e apontam novos caminhos para a sua própria vida e trabalho, é considerada, pela Igreja e pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, como a autoridade máxima de uma Província.

A nossa Província de Bahia e Sergipe estará reunida para capítulo de 12 a 16 de julho de 2010, na casa de retiro São Francisco em Brotas, Salvador/BA. O presidente do capítulo é o Definidor Geral para o Brasil, Frei José Gislon.

Diante de todos os irmãos, o Ministro Provincial cessante, concluindo o serviço que lhe foi pedido há três anos, prestará contas de seu ministério e apresentará a todos a sua avaliação do triênio que se encerra. Por sua vez, os frades estabelecerão os planos, os projetos e as decisões que deverão ser seguidas e cumpridas por todos, inclusive pelo Novo Governo Provincial. Por fim, em eleição direta, livre e secreta, os frades escolhem o Novo Ministro Provincial e seus Definidores (Conselheiros), que provisoriamente, tomam posse de seus ofícios, até que o Ministro Geral, juntamente com os seus Definidores, depois de constatar a liceidade e idoneidade do processo eletivo, os confirme em seus ministérios.

2 comentários:

  1. Bom dia querido Irmao
    Sou da Irs do Bom Pastor
    Hoje estou fora do Pais estudando
    Admiro a ordem rezo por esse momento de graca. lebranca a Frei Anilsom meu amigo querido.
    Sister Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. Paz bem! fico feliz por ver esta divulgação e dá a conhecer aos internautas um pouco do franciscanismo.Que Deus os abenções e os conduzam e os ilumine neste capitulo,estarei rezando por todos.

    ResponderExcluir