Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 8 de julho de 2010

REFLEXÃO PARA ABERTURA DO PROGRAMA DE RÁDIO - toda quinta 16h. www.am840.com.br

Quanta maldade

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Notícias jornalísticas dão conta da maldade espalhada pela sociedade. Crimes hediondos, corrupção em todos os setores, fome, miséria, destruição da natureza e muitas outras coisas. Vivemos assustados com essas notícias. Parece o fim do mundo. Temos medo de ir à rua, tomar um transporte público, ir ao banco, passear com as crianças na praça, fazer exercício no parque, ir para a missa pela noite... A criminalidade colocou o cidadão de bem atrás das grades.

Toda essa maldade do mundo tem sua origem no coração humano. Na perspectiva espiritual, dizemos que essa maldade é fruto do afastamento da pessoa humana de Deus, fonte de todo bem. A maldade é a face mais cruel do pecado. Nada é tão humano quanto a maldade. Só o homem, entre todos os animais, é capaz de torturar, humilhar e matar, para além do instinto de sobrevivência. Exemplos de pequenas e grandes crueldades não faltam na história da humanidade.

Filósofos já se debruçaram sobre o tema; Teólogos também, Sociólogos, enfim, todos querem uma resposta para a origem da maldade. Uns dizem ser coisa do demônio, outros culpam a família, outros ainda, a sociedade. Na verdade, estamos diante do maior enigma da humanidade: a origem do mal. Pior ainda, é pensar que haja um componente genético, aí sim, estamos perdidos. Pensar a maldade como inata, é um golpe na possibilidade de viver num mundo melhor, num mundo de paz, num mundo de comunhão.
A maldade teria uma ligação com nossas frustrações, mesquinheses, invejas? O que não pode ser meu eu destruo? O que me atrapalha eu arranco e jogo fora? Aquele que não pensa como penso não merece viver? Toda pessoa humana pensa em fazer maldades. Nunca estaremos livres de tais pensamentos ou desejos. Mas, alguns passam do pensamento ao ato concreto. Aí reside o perigo! A humanidade carece de formação ética, isto é, de ter a capacidade de distinguir entre o bem e o mal, já que agir moralmente é agir de acordo com o bem. Com a influência do Iluminismo no século XVIII, o fundamento dos valores não se encontra mais em Deus, mas nos homens. A deusa razão mostrou-se incapaz de dar as respostas às grandes perguntas da humanidade. E a pessoa mergulhou numa profunda perda de sentido da vida, nascendo a doença do século: a depressão.

É preciso voltar a Jesus. “O que sai do homem, isso é que torna o homem impuro. Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7, 20-23). O homem é posto diante de si mesmo e das intenções profundas que motivam as suas opções e decisões. É colocado diante de Deus e sob o seu olhar. Por isso, não pode esconder-se. Só lhe resta deixar-se penetrar e transformar pela surpreendente novidade de Deus, quando entra na nossa vida e nos fala. Escutá-lo torna-se um critério de juízo e de discernimento.

Por fim, cuidar da sociedade, querer um mundo melhor, de justiça, paz e harmonia, é cuidar do interior do homem, do seu coração. Cada um precisa investir em si mesmo. Curar as feridas, as mágoas, os ressentimentos. Sem cura interior, não podemos sonhar com um mundo melhor. Peçamos a Jesus que nos dê um coração semelhante ao Dele, capaz de amar profundamente, coração misericordioso e cheio de compaixão.

Para viver o dia, meditando na palavra: “fazei tudo pelo Senhor” (cf. Cl 3, 23s.)

2 comentários:

  1. "Filósofos já se debruçaram sobre o tema; Teólogos também, Sociólogos, enfim, todos querem uma resposta para a origem da maldade." todo o texto merece muita atenção, porém, fiquei presa a este parágrafo e na minha pobreza de grandes reflexões despertou-me o desejo de comentar alguns pontos das relações humanas tentando assim justificar a origem da maldade, claro que de uma forma bastante primária...acredito que as relações humanas seje uma das maiores consequencias, as pessoas não se comprimentam, uma palavra apenas de saudação, um sorriso amável,normalmente não chamamos as pessoas pelo nome, é uma musica suave aos ouvidos ouvir o próprio nome, ser um amigo prestativo,o interesse pelo outro sincero, não somos generosos para elogiar, nem cautelosos para criticar, os verdadeiros lideres sabem elogiar, pois quem sabe elogiar transmite confiança, hoje não sabemos considerar os sentimentos do outro, existe tres lados, o seu, o do outro, e o lado de quem está certo, não equilibramos esta questão, não procuramos apresentar um excelente serviço para o bem do outro ou construção e sim pensamos em primeiro lugar o que este serviço nos trará como benefício proprio...enfim, não é tudo para os filósofos concluirem suas pesquisas, mas que 5% do caminho ... é por aí, não pude ouvir seus comentários pelo radio que certamente abrilhantaram ainda mais o seu texto, mais achei muito interessante a iniciativa de levantar mais uma vez esta preocupação que assombra a humanidade....De onde se origina um coração maldoso? Abraços Frei

    ResponderExcluir
  2. A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.

    MAURICIO FREITAS

    ResponderExcluir