Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 11 de julho de 2010

O BOM SAMARITANO

Reflexão do 15º domingo do tempo comum

Como chegar à vida eterna. Eis a questão central do evangelho de hoje. Toda pessoa de fé, vive de acordo com os mandamentos de sua crença, pensando em ganhar um lugar no céu. O desafio de viver no céu é ter de conquistá-lo na terra. O caminho seguro é a prática do amor. Mas, a liturgia de hoje nos lança uma pergunta: quem é o meu próximo, a quem devo amar? Como posso traduzir meu amor em gestos concretos? Assim, Jesus de Nazaré, para responder a essa questão, conta-nos uma parábola, a do bom samaritano.

Observar os mandamentos do Senhor; converter-se de todo coração e de toda a alma. Esse é o conselho de Moisés na primeira leitura (Dt 30, 10-14). A lei não deve ser encarada como um peso, um fardo; mas, como um caminho seguro e possível para estabelecer novas relações interpessoais. Toda pessoa humana pode viver a palavra do Senhor porque ela é acessível. A leitura finaliza nos lembrando essa verdade: “Esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”. (v.14).

No Santo Evangelho, um mestre da lei, portanto, um profundo conhecedor da verdade proferida por Moisés na primeira leitura, questiona Jesus sobre o caminho que deve tomar para ganhar a vida eterna: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”. Jesus o convida a escutar a lei. Pronto, viva esse mandamento e terás a vida eterna. Aquele mestre continua: e quem é o meu próximo, de que fala a lei? A partir de agora, o que se sucede no texto bíblico é de causar um impacto avassalador na vida daquele homem e de todos que escutavam os ensinamentos de Jesus. Para responder, Jesus vai contar uma parábola.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Na estrada de Jericó, um homem caído e ensangüentado à beira da morte (Lc 10, 25-37). Passou um sacerdote e, por preceito, não ajudou; passou um Levita, por preceito, não ajudou; passou, enfim, um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele e sentiu compaixão. Fez curativos, derramou óleo e vinho nas feridas, colocou o homem em seu animal e deu-lhe hospedagem numa pousada. Jesus, então, pergunta: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos de assaltantes?”. E o Mestre da Lei teve de admitir: “Aquele que usou de misericórdia para com ele!”. Depois dessa compreensão, Jesus vai dizer para aquele mestre: “Vai e faze a mesma coisa!”.

Um doutor da lei não sabia como chegar à vida eterna; um samaritano ignorante o ensinou. Essa é a ironia do evangelho. Encher a cabeça de leis e decretos serve para que? A palavra é para ser colocada em prática. A lei do Senhor é Jesus. Não só por ser a palavra do Pai, mas, sobretudo, por ser o seu rosto; e, mais ainda, por ser o coração de Deus e a cabeça da igreja. E, porque Nele, reside toda a plenitude, também, Nele encontramos a máxima expressão da lei. (2ª leitura).

Jesus é o Bom Samaritano da humanidade. À beira da estrada, ainda caem muitos irmãos e irmãos de fome, de sede justiça, de dignidade vilipendiada, de direitos desrespeitados, de sofrimento e de dor. Muitas vezes, passamos por cima desses irmãos porque temos pressa de chegar à igreja para rezar ou temos outros compromissos mais importantes para cumprir... É claro que vivemos num país de muitos miseráveis e não podemos ajudar a todos como gostaríamos. Não é nossa função fazer às vezes de um Estado inoperante, corrupto e sem verdadeiras políticas públicas que favoreçam a todos. Mas, sempre podemos ajudar alguém. Que ninguém se prive de ser samaritano, de ajudar, de promover a vida e a dignidade de um irmão. Como nos lembra o adágio popular: “Fazer o bem sem olhar a quem!”.

Um comentário:

  1. SUA BENÇÃO!!! MUITO BOM SUE COMENTÁRIO. SE TIVESSEMOS MAIS SAMARITANOS E MENOS DOUTORES DAS LEIS O NOSSO PAÍS ESTARIA BEM MELHOR.
    FIQUE COM DEUS, COM NOSSA SENHORA E COM SÃO FRANCISCO.
    EDIRENE

    ResponderExcluir