Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 17 de julho de 2010

MARTA E MARIA

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Escolher é uma capacidade humana das mais difíceis de vivenciar. Nem sempre sabemos o que é melhor para nós, para os outros. Às vezes, somos egoístas, individualistas, nunca pensamos na coletividade. O fato é que nossas escolhas dizem, um pouco, quem somos. Saber escolher, bem, é uma arte, um dom. Hoje, na liturgia dominical da Palavra, Jesus estará diante de duas escolhas: a de Marta e a de Maria. Diante da hospitalidade, aquelas mulheres fizeram suas escolhas para agradar ao hóspede. Não era intenção de nenhuma delas desagradar ao amigo Jesus, pelo contrário, toda decisão foi tomada para acolhê-Lo da melhor maneira possível.

Jesus se relacionava com mulheres sem que isso fosse um problema para Ele. As acolhia, dava-lhes atenção, carinho e dignidade. Uma mulher de nome Marta O acolhe em sua casa. Jesus, de personalidade equilibradíssima, cultivava sadias amizades (Marta, Maria e Lázaro). E a casa dessa família o agradava por demais. Nesse lar, Jesus se sentia família, também, com eles. A irmã de Marta, Maria, senta-se aos pés do Senhor para escutar a Palavra. Que mulher privilegiada! Estava sozinha com o Mestre que tinha palavras de vida eterna, que tinha palavras que saciavam a sede de Deus, que tinha palavras de verdade, de amor, de esperança, de encorajamento. Posso imaginar o olhar de Maria para Jesus. Olhar de atenção, de afeto, de conversão, de alegria, mas, sobretudo, de discípula.

Marta estava cheia de afazeres, ocupadíssima. Não estava com tempo de dar a atenção devida a Jesus. Somos, muitas vezes, como essa mulher: cheios de coisas para fazer, sem tempo para o Senhor. O ativismo vai nos matando aos poucos, sufocando-nos a cada dia, fazendo-nos priorizar outras coisas. Deus, o essencial de nossas vidas, colocamos de lado. Não temos tempo para o Senhor. Não temos tempo para rezar, para ler a Palavra, para ir à missa, para ajudar a quem precisa, para cuidar do doente, do machucado, do ferido. Pensamos mais em nós mesmos, esquecemos de Deus. Marta pede para o Senhor liberar Maria para ajudá-la nas tarefas de casa, assim, as duas poderiam, juntas, sentar-se ao lado Dele. A resposta de Jesus foi um alerta para Marta: “tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. Como era o costume da época, pensava-se que o hospede chegava para comer. Porém, Jesus chegou para alimentar.

Muitas vezes, querem nos tirar da presença do Senhor. Precisamos ouvi-Lo, dizendo: aos meus pés, escolhestes a melhor parte! A própria dinâmica da vida nos impede de dar a Jesus o tempo que gostaríamos. Demos-Lhe o tempo que temos! Não permitamos que o ativismo, a correria, os problemas e as dificuldades do cotidiano, arranquem-nos da sintonia, da presença, do Mestre. Façamos tudo como se estivéssemos na presença Dele. Nosso alimento é a Palavra do Senhor. É preciso comer e beber da fonte da nossa espiritualidade, o próprio Cristo. Cristão que não fica na presença de Jesus é vazio, sem ânimo, sem força. Diz palavras sem vida, sem testemunho.

Na primeira leitura, temos, em Abraão, um modelo de hospitalidade. Ele insiste para acolher o hóspede. Dá o que tem de melhor. O fruto da hospitalidade de Deus na casa de Abraão e Sara foi o cumprimento da promessa feita a Abraão: um filho. Porque aquela família acolheu com tanto amor e sinceridade o Senhor que passava como estrangeiro, que a maior necessidade daquele lar foi concedida. A abertura, para acolher o outro, de Abraão, é o nosso caminho também. Muito mais do que abrir a casa, é preciso abrir o coração para o outro fazer morada dentro dele, gerando uma bonita comunhão.

Na segunda leitura, São Paulo nos ensina um modo muito profundo de estar unido ao Senhor: completando em nossa carne o que faltou à Sua paixão e unindo-se, solidariamente, à igreja, que é seu corpo. Pela igreja, Paulo doou sua vida para fazer manifestar, aos homens e mulheres, um grandioso mistério: a presença de Deus neles, em nós. Somos habitáculos de Deus. Somos seus templos vivos. Carregamos o Cristo vivo em nós. Paulo nos exorta a tornar perfeita essa união com o Senhor que mora em nós. Muitos irmãos não têm a mínima consideração com o Cristo que carregam dentro de si mesmos. Outros nem sabem que O carregam. É preciso anunciadores dessa verdade. Que a eucaristia que vamos comer, impulsione-nos ao encontro dos irmãos, anunciando-lhes que eles são o lugar privilegiado da morada de Deus.

______________________________________________________________________
Textos bíblicos:
Gênesis 18, 1-10a
Salmo 14
Colossenses 1, 24-28
Lucas 10, 38-42

3 comentários:

  1. "PRECISAMOS ESCOLHER ENTRE FAZER ALGO BOM E FAZER ALGUMA COISA MELHOR.
    PONDO MUITA ENFASE NAS VARIAS TAREFAS DA VIDA,PODEMOS ESTAR NEGLIGENCIANDO
    A PARTE VERDADEIRAMENTE BOA"

    VINICIUS

    ResponderExcluir
  2. "PRECISAMOS ESCOLHER ENTRE FAZER ALGO BOM E FAZER ALGUMA COISA MELHOR.
    PONDO MUITA ENFASE NAS VARIAS TAREFAS DA VIDA,PODEMOS ESTAR NEGLIGENCIANDO A PARTE VERDADEIRAMENTE BOA"

    vinicius

    ResponderExcluir
  3. Jesus andava sozinho??? Sempre que li esta passagem a impressão que tive é que estava acompanhado dos dissípulos aos quais Maria se juntou para ouví-lo. Ele alimentava o espírito c/ a Palavra e Marta, como boa anfitriã, preparava o alimento para saciar a fome de todos. Jesus ainda estava entre nós e as suas necessidades fisicas deveriam ser semelhantes aos demais, então não sentia fome???. Como a tarefa era grande talvez necessitasse de ajuda para acabar logo e assim também partilhar com os demais do Alimento da Palavra(prefiro entender assim) Mistériooooo!!! cada um entende de uma forma rsrsrsrs.Para mim Maria foi pouco solidária c/ Marta!

    ResponderExcluir