Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana Santa: ritualidade, mistério e identificação

Frei Mário Sérgio

Estamos em plena Semana Santa, semana maior. Para os cristãos, sobremaneira os católicos, é o momento ápice do ano litúrgico. Celebramos os grandes eventos da nossa fé: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É o mistério pascal. O Cordeiro Imolado oferecer-se-á, definitivamente, para que a humanidade seja resgatada e salva para sempre. A Santa Missa, portanto, é a atualização do único e irrepetível sacrifício do Cristo no Calvário. E, quando o pão e vinho são transubstanciados no Corpo e Sangue de Cristo, toda a Igreja aclama, em uníssono, “anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição, vinde Senhor Jesus”. É a beleza ritualística do mistério pascal.

A ritualidade é a certeza da continuação viva do memorial do Senhor. A vida, sem ritos, perde sua força e seu encanto. O rito renova, atualiza, eterniza, disciplina, dá sentido. Todos os dias, nós cumprimos um rito pessoal desde o nascer ao pôr-do-sol. A ordem das coisas que fazemos ao acordar, a refeição que tomamos, a rotina que desenvolvemos. Como tudo isso é salutar e benéfico. Quando, por ventura, atrasamo-nos e temos de correr, parece que tudo começa a dar errado, exatamente, porque não fomos fiéis ao nosso rito pessoal. A Igreja, em sua santa sabedoria, faz de seus ritos um modo de perpetuar-se na história e na vida do povo de Deus. A Semana Santa é um dos ritos mais simbólicos e ricos de nossa fé cristã.

O Tríduo Pascal, na verdade, compreende uma única celebração dividida em três momentos: instituição da eucaristia e do sacerdócio na última ceia, no dia do lava pés (quinta-feira), depois subimos com Jesus ao Calvário e descemos à sepultura em sua paixão e morte (sexta-feira) e, damos o grande grito de alegria e da vitória da vida no sábado da ressurreição (sábado), a mãe de todas as celebrações. Viver esses ritos é preencher a vida de sentido e de graças abundantes. Nada justifica, ao católico, deixar de participar do tríduo pascal. Nem viagens, nem visita de familiares, nem preguiça, absolutamente nada, exceto em casos de doenças graves.

Dentro dessas celebrações, somos inebriados pelos mistérios de Deus. Não é possível, racionalmente, compreender um Deus apaixonado pela humanidade, quando Esse chega à loucura da morte de cruz. Encarnação e Redenção se tocam profundamente nesse momento. Mas, por mistério, entendemos o modo como Deus age no meio da humanidade, cuja compreensão não se dá pela cabeça, mas pelo coração. O mistério é para ser vivido, nunca entendido. É um mistério que não se esconde, mas se revela. Por isso, somos convidados a viver a mística, isto é, a capacidade de se deixar envolver pelo mistério. Do Mistério Pascal, quase nada entendemos (paixão, morte e ressurreição de Jesus), mas uma coisa é certa: todos podemos experimentar o quanto Deus nos ama. Amor crucificado-ressuscitado. Só os corações pobres poderão vislumbrar tamanha graça. Só os corações místicos poderão render um culto de louvor e gratidão.

Essa ritualidade do Mistério Pascal não é etérea, muito pelo contrário, é vida em nossa vida. Por isso, identificação. Em nossa vida cotidiana, marcada por alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, podemos configurá-la às dores do Cristo. Todos os dias vivemos o mistério pascal: morremos, somos sepultados, mas, nem todos descobriram a graça e a capacidade de ressuscitar. Deitam-se, para sempre, em seus sepulcros, em suas dores, em suas tristezas, em suas depressões, em suas amarguras, em suas solidões... E esquecem que foram feitos para a felicidade, para a contemplação da luz eterna, da luz da vida nova, da luz do ressuscitado. Portanto, o Mistério Pascal de Cristo identifica-se, plenamente, com o mistério da vida comum de cada pessoa. Importante é saber o momento de morrer e de ressuscitar. Mas, sobretudo, nunca perder a capacidade de dizer: porque Ele vive, eu posso crer no amanhã.

Feliz Semana Santa.
Feliz Páscoa.

5 comentários:

  1. Sua benção Frei
    Gostaria de tirar uma duvida
    a palavra HOSANA qual o significado?

    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  2. BELISSIMO TEXTO MEU QUERIDO DESEJO A VOCE UM FELIZ ANIVERSARIO CHEIO DE BENÇÃOS SOBRE VOCE ILUMINADO

    ResponderExcluir
  3. Sua Benção Frei
    To aqui um pouco atrasada para lhe desejar Parabens
    Que nosso nosso Deus continue te abençoando cada dia mais.


    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  4. "Ouvireis a verdade da boca das crianças"... Não sei de onde me vem isto, creio que das Sagradas Escrituras. Disse-o á sra. sua mãe, como referencia ás suas palavras cheias da força do Espírito ("robur Spiritus")com que o SR (para mim, uma "criança" - jovem em idade e jovem da juventude, idem, do Espírito! Sempre renovada, como diz o salmista, "como a da águia" - uma águia na PALAVRA, na UNÇÃO, nos CARISMAS, escrevendo, pregando, cantando... Não se preocupe ao me ver chorar na Igreja. O Sr já me viu assim, muitas vezes, e certa feita fez referencia ´"ás minhas lágrimas"... São lágrimas de alegria e de compunção, tocadopelo que o Sr fala; tenho 57 anos, mas o tempo KRONOS pouco importa-estou começando a ser educado na SABEDORIA DE DEUS por sua causa.UM verdadeiro KAIRÓS, portanto!Um instrumento que Deus colocou para servir de esteio na minha caminhada, sempre de conversão e de busca de Deus! PAZ E BEM! LAPA.

    ResponderExcluir
  5. oi Frei! como gostaria de um dia poder conhecê-lo pessoalmente,pois já te conheço através de Hermano ,seu garnde admirador,sou prima dele.De fato o mundo precisa de pastores que fazem a diferença como vc faz.PAZ E BEM.

    ResponderExcluir