Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

São Pio de Pietrelcina


São Pio de Pietrelcina

Frei Mário Sérgio, ofmcap

A história da humanidade, desde os seus mais recônditos primórdios, é marcada pela presença de personalidade ilustres, que eram admiradas, adoradas ou cultuadas das mais diversas formas, dependo da cultura na qual estava inserida. Os mitos das antiguidades estão cheios de estórias fabulosas de deuses e deusas, que exerceram um forte fascínio sobre os homens e mulheres. Ser como eles, eis o grande desejo do ser humano. 

O tempo passa, os mitos enfraquecem, mas são ressignificados. Eles reaparecem com nova roupagem, nova linguagem, novos modelos. Mas, a essência continua sendo a mesma. O desejo de ser como eles continua no coração da humanidade. Ídolos do futebol, da música, do cinema, das telenovelas, dos esportes de modo geral, enfim. Mas, a idolatria é geradora de frustração e de vazio existencial. Mito é sempre algo inatingível, longe, bem distante. O mito sempre escapa aos que querem lhe decodificar, ele vai sempre além. 

Paralelo à história das grandes epopéias, surge o cristianismo. Essa nova religião não apresenta um mito, mas o próprio Deus encarnado. Há quem queira fazer do Cristo um ídolo, mas não conseguirá, porque Jesus Cristo foge às categorias mitológicas. Primeiro: Jesus não é uma invenção da criatividade humana, nem das projeções psicológicas, muitos menos das neuroses de quem quer que seja. Segundo: Jesus – rosto divino do homem e rosto humano de Deus – foi homem em sua plenitude, não tendo nada em Si que negasse sua plena humanidade. Terceiro: a vida e a história de Jesus, seus ensinamentos e palavras, tocavam a profundidade da pessoa humana, que percebia, Nele, algo de diferente: o Próprio Deus entre nós. 

Esse Jesus Cristo, Deus Conosco, passou pelo mundo chamando homens e mulheres para o seu seguimento. Formou uma comunidade sólida de discípulos e disse: “Vós fareis coisas maiores do que eu fiz” (Jo 14, 7-14). E, no decurso da história da Igreja, o que pudemos experienciar foi o número dos seguidores de Jesus que viveram profundamente esse chamado, realizando milagres e prodígios em Seu nome. Dentre esses seguidores, está São Pio de Pietrelcina, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Franciscano, pobre e humilde, sacerdote e confessor. Carregou, em seu corpo, as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo por 50 anos. É um santo do século XX, que foi tão marcado por guerras, mortes e muito derramamento de sangue. Foi o belo sinal de contradição e de amor neste tempo tão cruel para a humanidade. 

Ora, seria um mito o padre Pio? Claro que não! Venerá-lo é um culto de idolatria? Óbvio que não! O mito sempre aponta para sim. A idolatria é adoração ao que passa. Padre Pio não tinha força por si, mas por Aquele que é Maior do que Ele. Sua vida sempre foi apontar para o Cristo. Nunca quis vangloriar-se ao não ser no Senhor. Era um homem desprovido de vaidades e de orgulho. Viveu, mas já não era ele quem vivia, mas o Cristo que viva Nele. São Frei Padre Pio de Pietrelcina – rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário