Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ENCONTRO DE MIGRAÇÃO - Lima (Peru) de 05 a 12 de setembro


Hoje, quinta-feira, dia da Natividade de Nossa Senhora, e nossa celebração foi em língua inglesa. Os confrades dos EUA e do Canadá cantaram belissimamente. Aqui, faz um frio intenso. Em Lima quase não chove, mas essa madrugada desceu um sereno que molhou toda a terra, dizem ser a chuva daqui.

Ontem, formos visitar famílias de migrantes numa paróquia da periferia de Lima. Experiência forte de ouvir aquelas pessoas que sairam de suas terras, mesmo aqui no Peru, em busca de uma vida melhor. Tiveram de ocupar terras, no alto de montanhas, passando frio, sede, fome e toda sorte de necessidades. Pessoas simples, com rostos marcados pelo sofrimento. Eles dizem que fugiram do narcotráfico, terrorismo, desemprego.

Fiquei olhando aqueles irmãos e pensando no Brasil. Nossos dramas, sofrimentos, nossoas necessidades são as mesmas. Até o jeito do povo, aquela simplicidade toda, parece com nosso povo também. Eles ficaram felicíssimos com a nossa presença. Frades de toda a América Latina. Para eles, foi uma honra muito grande nos receber. Depois, serviram-nos uma comida típica do Peru à base de batata com pimenta.

Todos demonstraram um carinho muito grande pelo Brasil, inclusive têm parentes que moram em nosso país. Infelizmente, alguns líderes que lutaram pela posse daquelas terras, acabaram perdendo a própria vida. Tem muito sangue de mártires no chão das américas.

______________________________________________

Agora, estamos partilhando as nossas experiências do ontem nas visitas aos migrantes. Todos os frades estão encantandos e emocionados com o viram e experimentaram ontem. Fica o desafio de abrir o nosso coração e as nossas instituições para acolher os que necessitam de nossa ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário