Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Abertura do programa de rádio - segunda das 16h às 17h - www.am840.com.br


São Pedro: homem de pouca fé

Frei Mário Sérgio, ofmcap

            Parece um título provocador! Mas, foi o próprio Jesus Cristo quem disse isso quando Pedro       queria caminhar sobre as águas no mar da Galiléia. Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» (Mt 14, 22-33). Pedro não foi capaz de dar um passo na direção de Jesus, vindo a afundar. Medroso, desconfiado, temperamental, ansioso, emocional. Pedro é tudo isso e muito mais.

            Dono de um temperamento forte, Pedro despertava a atenção de Jesus pela sua liderança, pela confiança que passava para os outros, pela garra, pelo encantamento com a missão. Mas, ele queria resolver tudo ao seu modo, nem que para isso fosse preciso cortar a orelha do soldado com sua espada. Disse que seguiria Jesus para onde quer que Ele fosse, mas o traiu 3 vezes, fugiu da cruz, fugiu de si mesmo. Depois, experimentou o peso da angústia por ter abandonado o Mestre. Quando o Ressuscitado o pergunta se ele o ama, Pedro responde: Tu sabes tudo, Senhor, Tu sabes que te amo! E o Cristo deixa-lhe uma grande missão: apascenta as minhas ovelhas!

            Jesus sabia das mais profundas qualidades de Pedro e do que ele seria capaz de fazer pelo Reino. Mesmo tendo abandonado Jesus, pela sua fraqueza, pelos seus temores, por não poder usar o método da força, da espada, do derramamento de sangue, por isso Pedro não soube como agir, porque já era um homem novo, transformado pelas palavras de vida eterna de Jesus, apesar de tudo isso, ainda gozava da confiança do Mestre. Quando Deus sabe do que somos capazes, ele nunca desiste de nós, mesmo que fujamos Dele, Ele nunca desistirá de nós. 

            Olhar para a humanidade de Pedro, e depois ver o que Jesus fez nele, é voltar a acreditar em si mesmo. Sim, acreditar em si mesmo! Pedro era grosso, rude, de palavras duras, de temperamento fortíssimo, foi um traidor, não deveria ser de fácil convivência. Mas, Deus agiu poderosamente na vida daquele pescador. Pedro sofreu horrores para entender a novidade do evangelho trazida por Jesus, mas quando a entendeu, não pela razão, mas pela experiência, pela vivência, pela intimidade com Jesus, tornou-se o guardião absoluto dessas verdades. 

Deus pode agir da mesma forma conosco, basta que lhe abramos o coração e confiemos Nele, nem que nos afoguemos no mar dos nossos medos e incompreensões, mesmo que o neguemos diante dos homens, mesmo que usemos da agressividade para defender o que acreditamos, apesar de nossas inúmeras fraquezas, Deus pode nos elevar à sua semelhança. E mais ainda, pode começar a transformar outras vidas pelo meu testemunho e pela minha fé. Se Jesus mudou Pedro, pode me mudar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário