Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Abertura do programa de rádio - segunda das 16h às 17h - www.am840.com.br



Santo Antônio: seguidor de Jesus Cristo

Frei Mário Sérgio, ofmcap

De berço, português; de missão, italiano; de grandiosa veneração, brasileiro, particularmente, baiano. Chega a impressionar o carinho, o amor, a devoção e a confiança que o povo baiano tem por Santo Antônio. Gerações e mais gerações aprenderam em suas casas a cultivar a sadia devoção a esse ilustre português. Santo dos pobres, dos doentes, dos necessitados, dos que querem casar, das causas difíceis e tantas outras virtudes que o povo enxerga nele.

Incontáveis são os Antônios e Antonias espalhadas por esse Brasil. Quem poderia contar os estabelecimentos comercias que se chamam Santo Antônio? As cidades espalhadas por esse território imenso brasileiro? E os nomes de ruas, escolas, hospitais? Quantas paróquias e dioceses o têm por padroeiro? Esse é o grandioso Santo Antônio, querido por todos, venerado por muitos. 

Santo Antônio é tão íntimo do povo que até castigo sofre, quando demora de fazer o milagre acontecer por sua intercessão junto ao Cristo Jesus. Ficar de cabeça para baixo, amarrado, dentro do congelador, afogado. Haja crueldade com a imagem do santinho. Tudo isso por uma fé que mergulhou na cultura e se enraizou no coração dos fiéis. 

Mas, não podemos perder o foco da vida do santo. Sua santidade é prova de sua fidelidade ao Cristo. Antônio de Lisboa, de Pádua, da Bahia, foi um jovem talentoso nas letras, na eloqüência das palavras santas, cuja língua não pereceu, e no conhecimento da Sagrada Escritura. Dizem que se perdessem todos os escritos bíblicos, Antônio seria capaz de re-escrever porque o tinha decorado palavra por palavra, dado o seu amor pela Palavra de Deus. 

Gostar de Santo Antônio, venerá-lo com muita fé, tê-lo como modelo de virtude, é abraçar a causa dos mais necessitados. Pão em todas as mesas foi o grande desejo desse santo. E pão significa: vida digna. Sua sensibilidade com os mais pobres, com os doentes, com os excluídos do seu tempo, o configurou como o santo dos pães. Sua imagem é forte de significado: carrega no colo três pães: o pão vivo descido do céu, o Menino-Jesus; o pão da Palavra, a Bíblia; e o pão material, sustento da vida. Assim, num mundo marcado pela desigualdade social e pela miséria que atinge milhões de seres humanos, a mensagem de Santo Antônio é atualíssima e profética.

De nossa devoção a Santo Antônio deve nascer um seguimento a Jesus de Nazaré mais maduro, mais sincero e mais coerente. Não basta ser devoto de santo, pois nosso único mediador é Jesus Cristo, caminho-verdade-vida. Só Jesus nos leva ao Pai, ninguém mais tem esse poder. Nunca podemos tirar o lugar de Jesus em nossa vida, assim tudo perderá o seu sentido. Portanto, que Santo Antônio nos ensine a seguir verdadeiramente os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, como o fez heroicamente.

Um comentário:

  1. olá FREI MARIO SERGIO
    ESTOU FAZENDO A TREZENA DE SANTO ANTONIO VIA E-MAIL PARA MINHA REDE DE CONTATOS É QUE NÃO TENHO O SEU E-MAIL POR ISTO NÃO BRECEBEU.
    MAIS TENHO MUITA FÉ EM SANTO ANTONIO HOJE FOIPARA A MISSA E FESTA EM HOMANAGEM AO SANTO.
    PRECISO ALCANÇAR MUITAS GRAÇAS PARA MELHORAR MINHA VIDA E DE MINHA FILHA.
    GLORIOSO SANTO ANTONIO ATENDEI AS MINHAS PRECES LEVAI-AS AO PAI E QUE SEJAM CONCEDIDAS PELO PODER E AMOR DO ESPEIRITO SANTOS AMÉM.

    ABRAÇOS FFREI

    SHIRLEY MONTEIRO
    SALVADOR BAHIA
    POR ENQUANTO S. CAETANO PAROQUIA
    MAS AMO AS MISSAS DA PIEDADE.

    ResponderExcluir