Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Abertura do programa de rádio - segunda das 16h às 17h - www.am840.com.br



 
Tende coragem. Eu venci o mundo (Jo 16,33)

Frei Mário Sérgio, ofmcap

            Viver é uma arte e um desafio. Arte porque passa pelas nossas mãos e pela nossa capacidade de criar, recriar, inventar. O viver não é um dado pronto, mas uma construção que leva uma vida inteira, quer ela seja longa ou breve; um desafio porque são muitos os perigos que rondam o viver humano. Quem perdeu a capacidade de fazer da vida uma arte, certamente, deixou-se vencer pelos perigos da vida. Mas, não podemos deixar que o medo nos paralise, nem tão pouco nos torne reféns de nós mesmos, o que seria a pior das cadeias. 

            A fé é um elemento desencadeador de coragem. Quem a vive sente-se impulsionado para frente, sempre! A fé é uma mola propulsora, sempre a nos jogar para cima, para o alto, com tamanha força e intensidade, que quase unimos o céu e a terra. Fazer do nosso viver um ato de fé, é experimentar uma das mais belas possibilidades de desfrutar de nossa liberdade. A fé é um salto nos braços amorosos de Deus. Antes de pensar que é um salto no escuro, é um salto numa certeza: Ele nos amparará! Não nos deixará cair, nem nos ferir, nem nos machucar. Cair, ferir e machucar são verbos, exatamente, dos que não vivem a fé. 

            Quem tem fé, tem coragem. Por isso, quem não tem fé, tem medo. Jesus, profundo conhecedor da alma humana, sabia exatamente disso. Ao longo do seu ministério, Jesus sempre exortou aos discípulos para que tivessem fé e coragem. Uma fé estagnada, não gera frutos algum. Uma fé encorajada, aí sim, transforma o mundo, as relações, e a si mesmo. Interessante pensar a coragem a partir da origem da palavra: cor + agere, isto é, agir com o coração.  Os hebreus tinham no coração o centro da racionalidade, diferente dos ocidentais, que era o cérebro, e ainda hoje o é. A coragem nasce de um impulso cardíaco, isto é, quando nos apaixonamos por uma causa. Quem vive sem abraçar uma causa, vegeta. 

            Jesus disse para os seus discípulos e suas Palavras ainda ecoam em nossos tempos com a mesma força e a mesma atualidade: no mundo tereis tribulações. Tende coragem. Eu venci o mundo (Jo 16, 32-33). Curioso que Jesus disse “tende coragem”, e não tende fé. Claro, Jesus sabia que os discípulos já eram pessoas de fé, mas será que eram pessoas corajosas? Isso serve para nossa vida prática: temos tribulações, cansaços, medos, perseguições, depressões, doenças, comodismos, inseguranças, apegos a pessoas e a coisas, muitas vezes achando que a vida já perdeu o sentido, que o mundo é cruel, que Deus nos abandonou, que melhor é morrer mesmo para fugir desses desafios.

              Percebe? Até somos pessoas de fé, mas será que somos corajosos para enfrentar esses desafios? Sozinhos, nunca conseguiremos vencê-los. Só na força e na unção do Espírito Santo que recebemos no nosso batismo e que arrancar nossos medos e nos devolve a alegria de fazer da vida uma arte a ser reinventada e um desafio a ser superado a todo instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário