Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 1 de maio de 2011

II DOMINGO DA PÁSCOA


MEU SENHOR E MEU DEUS

Frei Mário Sérgio, ofmcap

            As portas fechadas com medo dos Judeus. Esse foi o cenário que Jesus Ressuscitado encontrou quando foi ao encontro dos discípulos. Vários sentimentos se misturavam naquele momento: medo, frustração, angústia, tristeza, decepção. Parece que todos esperavam um espetáculo protagonizado pelo Filho de Deus, como descer da cruz e matar todos os inimigos, arrebentar aquele túmulo, com uma forte explosão e gloriosamente aparecer para todos verem. Nada disso aconteceu! A ressurreição pertence à outra categoria de pensamento, foge dos critérios da ciência, de espaço e de tempo, e inaugura um modo de acreditar sem precisar ver, isto é, sem a necessidade de cientificidade.

            O acesso ao Ressuscitado acontece mediante abertura dos olhos da fé. Quem precisar tocar, sentir fisicamente, analisar, levar para um laboratório, vai perder tempo. Acreditar na ressurreição de Jesus é abrir-se ao mistério de Deus. Tem de deixar-se invadir por outra forma de conhecimento, que passa pelo sentimento, pela emoção, pela fé, pela mística. Conhecimentos tão nobres, quanto o científico. E, digo mais, conhecimentos mais sólidos do que os científicos que a todo instante são superados por outras teorias. Quem são os Tomés dos nossos tempos? Quem ainda precisar ver para crer? E, quem, mesmo vendo ainda não acredita? Questões como essas são recorrentes no universo dos crêem.

            Quando o Ressuscitado apareceu aos discípulos, Tomé não estava presente no momento. O Cristo entrou naquele ambiente e desejou a paz para todos. E deu-lhes o Espírito Santo. São os dois grandes dons do Ressuscitado: a paz e o Espírito Santo. Porém, a cena que se segue no relato do evangelho de hoje é para toda a comunidade se questionar: Tomé, quando soube, pelos discípulos, que o Cristo havia ressuscitado, não acreditou. Ora, não acreditou por qual motivo? Por que duvidou da força e do poder de Deus ou porque a comunidade falava de um Cristo Vivo com rostos de quem viu um defunto? Fé e vida caminham de mãos dadas. Não podemos anunciar algo de que não estamos convictos.

            A crise de fé, de Tomé, é um alerta para todo evangelizador. Hoje, o mundo crerá em Jesus se os cristãos demonstrarem isso em suas vidas. Não adianta falar de um Cristo Vivo, Ressuscitado, se minha vida, meu rosto, minhas convicções, minhas práticas, caminham numa direção contrária. A comunidade de Tomé tinha uma missão muito grande naquele momento: fazer aquele discípulo crer, mesmo sem ter visto. Mas, não foram capazes. Tomé continuava sem acreditar, precisava ver, tocar, sentir.

            O Cristo Ressuscitado entende que aquela oportunidade de descrença de Tomé poderia servir duplamente para dirimir as dúvidas daquele discípulo e dar uma sacudida naquela comunidade, que mesmo tendo o visto o Ressuscitado, ainda não havia acordado. Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois Jesus aparece e vai direto à direção de Tomé, e diz: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

            Jesus exigiu fidelidade a Tomé. Não ser incrédulo é nossa luta constante na fé. Não perder a capacidade de crer, mesmo quando tudo parece ter chegado ao fim, ao nosso limite. Mas, graças à incredulidade de Tomé, o Ressuscitado nos deixa sua única bem-aventurança: Bem aventurados os que creram sem terem visto! A profissão de fé de Tomé precisa ser a nossa todos os dias: Meu Senhor e meu Deus. Que neste dia da Divina Misericórdia, do envio do Espírito Santo para o perdão dos pecados, também o dia em que a Igreja proclamou João Paulo II como beato, na presença de mais de 1 milhão de pessoas na Praça de São Pedro no Vaticano, sejamos verdadeiros anunciadores dessas maravilhas de Deus para a humanidade. E o nosso grande anúncio não pode ser outro: Jesus Cristo ressuscitou, verdadeiramente, aleluia! 

__________________________________________________________________________-
LITURGIA DA PALAVRA DESTE DOMINGO:
  1. Primeira leitura - At 2,42-47
  2. Segunda leitura - 1Pd 1,3-9
  3. Salmo - Sl 117
  4. Evangelho - Jo 20,19-31

2 comentários:

  1. Parabéns Frei por mais essa belíssima reflexão.
    Cristiano Souza dos Santos

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo cd, cada musica melhor do que a outra.

    ResponderExcluir