Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Abertura do programa de rádio - segunda das 16h às 17h - www.am840.com.br


O Espírito da Verdade

Frei Mário Sérgio, ofmcap

            A vida cristã é impulsionada pelo Espírito Santo. O nosso agir, o nosso querer, o nosso sentir, o nosso fazer, assumem um caráter especial quando motivados pelo Espírito do Senhor. O próprio Jesus, como que preparando os discípulos quando do Seu retorno para a casa do Pai, disse que não os deixariam órfãos, mas enviaria o defensor. Mas, um defensor? De que os discípulos deveriam ser defendidos? Qual era a ameaça de que eram vitimados? Antes de pensar num inimigo de carne e osso, penso que o maior inimigo deles, naquele momento, era o medo. 

            Tudo era muito novo para aqueles homens e mulheres. Um jovem que se dizia Filho de Deus; a morte desse Filho na cruz, de forma escandalosa; a ressurreição depois do terceiro dia; as aparições sucessivas, enfim. O olhar das lideranças político-religiosas para saber se o movimento de Jesus de Nazaré tinha, finalmente, acabado. A configuração do novo movimento que estava surgindo, a crise de identidade daquele grupo, se era judeu ou não, se teria de criar uma nova religião, um novo modo de viver. Esses dramas todos foram resolvidos com a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.  Batizados com o Espírito Santo, os discípulos conseguiram compreender a vontade do Senhor.

            Sem o Espírito Santo somos ignorantes nas coisas de Deus. Somos tristes, deprimidos, frios espiritualmente, sem gosto para as coisas, agressivos, desmotivados, medrosos. O Espírito é uma necessidade vital para o homem e a mulher religiosos. Sem Ele, nada podemos fazer ou tudo que fazemos é vaidade humana. Invocar o Espírito Santo é, num ato de profunda liberdade, dizer que estamos abertos à sua ação em nossa vida. A necessidade da invocação é a celebração da liberdade humana. Deus não invade nosso espaço, não arromba a porta da nossa consciência, nem do nosso coração. Amá-Lo é uma opção de cada um. Mas, se verdadeiramente, abrimo-nos para a vida no Espírito, tudo se transforma ao nosso redor. Basta experimentar!

            Todos os batizados receberam o Espírito Santo no sacramento do batismo. Precisamos reavivar o Espírito em nossa alma. Pedirmos que Ele reacenda sua chama em nós todos os dias, todos os momentos, todos os instantes. Somos templos vivos do Espírito de Deus, morada escolhida por Ele mesmo para habitar. Se temos o Espírito Santo porque ainda somos tão tristes, tão desesperados, tão pequeninos na fé, tão deprimidos, tão afastados de Deus, tão ausentes na vida de oração... Que o Espírito Santo nos console hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário