Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 27 de fevereiro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS


8º domingo do Tempo Comum
Frei Mário Sérgio, ofmcap

Esquema do pensamento:
Continuação do Sermão da Montanha
Tese: não podeis servir a Deus e ao dinheiro
Pecado: Avareza: colocar a esperança nas coisas materiais/
Conseqüências: adoração ao dinheiro (São Máximo Confessor) por três motivos: prazer, vaidade e falta de fé.
Teologia: Deus cuida de nós (Providência Divina)/ buscar o Reino de Deus e seus ensinamentos.

Reflexão

Numa sociedade escrava do consumo, como podemos pensar e refletir sobre a importância de uma vida mais simples, uma vida sem criar necessidades para si? Um pensamento malvado começa a tomar conta das pessoas: consumir para ser feliz e aparecer na mídia para ter glórias.
O 8º domingo do TC é uma oportunidade de mudar o nosso modo de pensar e de agir. Jesus continua o Sermão da Montanha e chega ao seu ponto máximo: não podemos servir a Deus e ao dinheiro! Deus liberta, o mal uso do dinheiro escraviza. O pecado que subjaz ao evangelho de hoje é a avareza, isto é, o vício de colocar a esperança nas coisas materiais, visíveis, palpáveis. É construir a casa na areia, na insegurança das coisas que passam. É viver em estado permanente de tensão! O caminho, seguramente, é uma depressão ou suas variantes.
As conseqüências do pecado da avareza (adoração ao dinheiro) são muitas. Citaremos três apenas: prazer, vaidade e falta de fé. O dinheiro compra todo tipo de prazer que quiser, dos mais simples e casuais aos mais sofisticados, inclusive sexo; a vaidade é a ostentação do que se possui – é um ter para aparecer: carrão, luxo desmedido, cuidado exagerado consigo, enfim; e a pior de todas as enfermidades trazidas pela avareza é a falta de fé. O próprio Jesus dirá isso: “(...) gente de pouca fé!” (Mt 6,30).
Quem se apega, adoecidamente, às coisas materiais, não tem fé. Jesus oferece um leque de exemplos do cuidado de Deus pela obra criada: Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.(Mt 6, 26-32). Atenção: Jesus não convida ninguém ao comodismo ou à preguiça; nem tão pouco à falta de esforços para conquistar uma vida mais digna, mais tranqüila. Mas, é um convite a acreditar na Providência Divina.

A Providência Divina é o cuidado do Criador pela criatura. Disso tudo nasce uma das mais belas verdades teológicas: Deus cuida de nós! O Senhor nos pede que deixemos Deus ser Deus na nossa vida e na vida do mundo. É a partir desta realidade, deste modo de viver, que nossa vida se arruma, nosso coração se aquieta e tudo quanto nos acontece toma um novo sentido! Somente poderemos compreender a nossa realidade e as realidades do mundo, se estivermos firmes na verdadeira Realidade, que é Deus!
Que o Senhor nos ajude a buscar o seu Reino de amor, de justiça e de paz. E que tudo o mais sejam bênçãos e graças em nossas vidas. Porém, sem deixar de cuidar da vida prática, da política, do bem-estar, das coisas indispensáveis para a vida funcionar. Boa Semana!

_________________________________________________________________

LITURGIA DA PALAVRA:
  1. Primeira leitura - Is 49,14-15
  2. Segunda leitura - 1Cor 4,1-5
  3. Salmo - Sl 61
  4. Evangelho - Mt 6,24-34

Um comentário:

  1. Alegria, paz e Bem!

    Olá Padre, sou Pe. Paulo Nunes (desta Arquidiocese) e passei a acompanhar o seu blog. Gostei de suas reflexões e coloquei o seu blog na minha lista de favoritos. Parabéns pelo trabalho - que verdadeiramente e sempre Jesus seja o centro de suas reflexões e de sua vida. Deus te abençoe e te guie!

    www.pepaulonunes.blogspot.com

    ResponderExcluir