Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 22 de agosto de 2010

Reflexão do evangelho do 21º domingo do tempo comum (22/08/10)

Evangelho - Lc 13,22-30

Virão do oriente e do ocidente, e
tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 13,22-30
Naquele tempo:
22Jesus atravessava cidades e povoados,
ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
23Alguém lhe perguntou:
'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?'
Jesus respondeu:
24'Fazei todo esforço possível
para entrar pela porta estreita.
Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar
e não conseguirão.
25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a
porta, vós, do lado de fora,
começareis a bater, dizendo:
`Senhor, abre-nos a porta!'
Ele responderá: `Não sei de onde sois.'
26Então começareis a dizer:
`Nós comemos e bebemos diante de ti,
e tu ensinaste em nossas praças!'
27Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois.
Afastai-vos de mim
todos vós que praticais a injustiça!'
28Ali haverá choro e ranger de dentes,
quando virdes Abraão, Isaac e Jacó,
junto com todos os profetas no Reino de Deus,
e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente,
do norte e do sul,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
30E assim há últimos que serão primeiros,
e primeiros que serão últimos.'
Palavra da Salvação.


A porta é estreita

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Vivemos procurando, incansavelmente, seguranças. É-nos, insuportável, saber que não temos portos seguros. Buscamos segurança financeira, emocional, profissional, familiar e a lista seria interminável. Dentre todas essas certezas, procuramos a segurança espiritual. A pergunta é: será que ganharei a vida eterna? O dízimo que devolvo, a oferta que dou, as celebrações que participo, os terços que eu rezo, o escapulário que carrego em meu peito, a cruz que me acompanha sempre como sinal de pertença, será que me garantirão a vida eterna? Esses exemplos, apenas, para ficar no universo católico. É a minha pertença a uma instituição religiosa que me garante o céu? Daí, o grande questionamento da liturgia deste vigésimo primeiro domingo do tempo comum: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”.

Nas escolas rabínicas, os judeus já se interrogavam acerca da salvação. Quem se salvaria? Apenas os judeus ou outros povos também herdariam a salvação? Qual é o critério da salvação? Apenas a pertença a um povo? Esses questionamentos permeavam a cabeça dos discípulos certamente. Assim, inquirindo a Jesus, puderam ouvir do próprio Filho de Deus, que a salvação é universal, aberta a todo homem e a toda mulher que, pela adesão ao Cristo, dispuserem-se a fazer o caminho do discipulado. Igualmente, ainda existem outros caminhos pelos quais Deus salvará de que não somos conhecedores.

O convite, portanto, é passar pela porta estreita. Muito mais do que um moralismo alienante, essa porta é um compromisso de fidelidade e de amor a Deus e ao próximo. Por isso, é porta estreita! Exige que saiamos de nós mesmos, que estendamos a mão ao necessitado, que cuidemo-nos uns dos outros com zelo e dedicação; que busquemos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária. Mas, se vivemos no nosso apequenado mundo egoísta e individualista, onde eu tenho tudo e outro não me importa, podemos ser fiéis religiosos, ardorosos e dedicados seguidores de regras da igreja, mas estamos longo do verdadeiro evangelho. E, muito mais longe ainda da porta estreita... Não podemos reduzir a vida cristã a umas práticas rituais em vias de extinção ou a meia dúzia de proibições moralistas. O cristianismo é o seguimento de uma pessoa: Jesus de Nazaré.

Jesus não diz que se salvarão muitos ou poucos. Para não criar seguranças presumidas a uns e frustrações antecipadas a outros. Também não diz quando vai fechar a porta. Diz, apenas, que essa porta existe e um dia se fechará, e que é estreita. O Senhor se deixa encontrar por todos os que o procuram de coração sincero. Que ninguém caia na presunção de se achar salvo. Como também não caia na tentação de condenar alguém. Os pensamentos do Senhor não são os nossos pensamentos. O importante é saber que estamos no caminho certo, da porta estreita, da fidelidade e do compromisso com reinado de Deus, que já é verdade em nosso meio, mas que pela dureza de tantos corações, inclusive o nosso, esse reinado ainda não se pode perceber concretamente. Ainda existe muita fome, muita exclusão, muita miséria, muita guerra, muito sofrimento, muito ódio, muita perdição.

É na prática a justiça, como nos lembra a primeira leitura, que podemos estabelecer as raízes do reino. E o salmo nos lembra que a salvação é para todos os povos que conhecerem o santo evangelho. E a segunda leitura é uma admoestação a nunca abandonar o caminho da porta estreita. Deus nos corrige porque quer o nosso bem e a nossa salvação.

Um comentário:

  1. Caro Frei Mario Sérgio,

    Muito boa a sua palestra do dia 22/09, sobre como lidar com pessoas difíceis. Gosto muito do seu trabalho,acompanho suas missas às terças feiras na Paróquia da Piedade e sempre saio com o espírito revigorado de todas. Tive a oportunidade de te dizer isto pessoalmente e sempre o coloco em minhas orações, pedindo a proteção divina em sua caminhada.
    Aurélio Santos(aurelio_a@msn.com)

    ResponderExcluir