Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 8 de agosto de 2010

19° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Onde está o vosso tesouro, estará vosso coração!

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Liberdade interior. Uso inteligente dos bens. Solidariedade com os mais necessitados. Coração totalmente voltado para Deus. São reflexões frutos da liturgia deste domingo. O apelo do santo evangelho é para que cada um possa encontrar, em Jesus Cristo, o grande tesouro da sua própria vida, relativizando tudo o mais. O tempo corre veloz e não podemos trilhar suas sendas com muitas coisas atrás de nós, com o acúmulo desumano, com bolsas enormes, cheias de nós mesmos e tantas outras futilidades. Como Maria, irmã de Marta, precisamos descobrir a melhor parte.

Notícia da semana: 40 bilionários do mundo doarão metade de suas fortunas para obras de caridade, num movimento encabeçado pelo co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e pelo megainvestidor Warren Buffett. O que eles querem? Dividir as riquezas, aparecer, ajudar aos mais necessitados ou enriquecer mais ainda? Fato é que eles querem repensar suas fortunas. Seria a semente do evangelho, nascendo nesses corações, mesmo que eles não professem fé alguma? Num Brasil de lideranças corruptas, resguardando os honestos que existem em todos os setores, já tem gente sonhando em colocar a mão num pedacinho dessa dinheirama toda. Como vivem os funcionários desses ricaços? Será que partilham das riquezas dos seus patrões? Ganham bem, são valorizados? A partilha começa em casa!

O tema da riqueza que desumaniza é forte nas pregações de Jesus. Ele chama os ricos, que só pensam em acumular, de insensatos! O apelo de Jesus hoje é: fazer bolsas que não se estraguem. É outro modo de pensar a vida, mais humana, mais emocional, mais sensível, mais suave. Existem tesouros que a traça não é capaz de corroer: a amizade, o amor generoso, a alegria, a solidariedade e tantos outros. Uma pergunta não quer calar hoje: o que faz a existência humana valer a pena?

A mudança de vida, proposta por Jesus, só tem sentido se o coração humano cultivar a semente da fé. É ela quem dará a motivação espiritual para a conversão do modo de pensar e de agir. Assim, a primeira leitura (Sb 18, 6-9) narra a experiência da libertação do povo que era escravo no Egito e como Deus os libertou. A fé em Deus foi a única segurança daquele povo que acreditou que uma outra vida, livre, era possível e caminhou pelos árduos 40 anos na privação do deserto. Mesmo nos sofrimento, não perderam a fé, continuava entoando os louvores ao Senhor!

O tema da fé retorna na segunda leitura (Hb 11, 1-2.8-12). Começa com uma definição teológica: “a fé é um modo de possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem”. Pela fé, Abraão parte rumo à terra prometida, à herança prometida por Deus e nunca duvidou da providência divina. A fé fez o povo de Deus superar todas as dificuldades que e encontraram pela caminhada. Nossa fé nos diz que acreditamos no Deus do impossível.

A todo instante, somos tentados a abandonar o evangelho e os ensinamentos de Jesus. Por isso, somos convidados à vigilância, em estado permanente de prontidão! O patrão pode voltar a qualquer instante e nos surpreender. Num mundo materialista, insensível, secularista, ateísta quem vivemos, precisamos da coragem de ser sal e luz. Mudar nossos ambientes pela força do nosso testemunho e de nossa adesão sincera ao Senhor Jesus. Qual é o tesouro de nossa vida? Jesus deixa bem claro: “Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.


LEITURAS DO DOMINGO:
Ecl 1,2;2,21-23
Sl 89
Cl 3,1-5.9-11
Lc 12,13-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário