Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 21 de março de 2010

REFLEXÃO DO QUINTO DOMINGO DA QUARESMA

Frei Mário Sérgio

Estamos celebrando o quinto e último domingo da quaresma. Foi um tempo de muita reflexão sobre o sentido da vida cristã e seus desafios para os tempos atuais. O Senhor nos convidou a viver a sua misericórdia. Todos os domingos anteriores foi uma grande vivência do amor de Deus em nossas vidas. No primeiro domingo, das tentações de Jesus, aprendemos que só pela força da Palavra conseguiremos superar as ciladas do inimigo; no segundo, a transfiguração de Jesus nos apontou sua divindade escondida em sua humanidade e nos acentuo a identidade dele, Filho amado de Deus; no terceiro, aprendemos que a conversão, antes que seja tarde demais, é a resposta adequada à paciência de Deus; no quarto, descobrimos que há um pai maravilhoso a nos esperar com um abraço de perdão e de amor. Hoje, quinto domingo, é dia de dizer como o salmista (125): “maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!”.
Toda a liturgia da Palavra é uma motivação para perceber a mão de Deus que sempre agiu em favor do povo. Libertou do Egito, da escravidão, da idolatria, da fome, da perseguição, abriu o mar vermelho para o povo passar a pé enxuto (I leitura). No final da leitura, uma grande alegria: Deus nos criou para o seu louvor! É verdade que quando olhamos para nossa caminhada, para nossa vida, podemos ver e sentir a mão silenciosa de Deus cuidando de cada um de nós. Por isso, é tempo de agradecer as maravilhas que Ele fez a nosso favor.
No evangelho, Jesus desmascara a hipocrisia de uma sociedade e de uma religião que não acolhe nem perdoa quem erra, mas pune com parcialidade. O adultério não é permito nem para o homem nem para a mulher. Se aquela mulher foi pega em flagrante adultério, onde estava o homem que foi surpreendido com ela? Ambos deveriam ser punidos. No entanto, só condenaram a mulher. Jesus, profundo conhecedor da Tora, e cheio de misericórdia e compaixão, lança um desafio para todos: quem não tiver pecado, atire a primeira pedra. Mas, ao dizer isso, Jesus estava no chão com a mulher. Deus vai à lama dos nossos pecados para nos resgatar; vai à sujeira do nosso mundo para nos limpar; vai ao submundo das nossas fragilidades para nos fortalecer. Só quem conhece a nossa história pode nos amar sem nos condenar. Foi isso que Jesus fez com aquela mulher adúltera. Desceu, com ela, nas feridas, nas dores, nas incompreensões e a amou misericordiosamente. Mas, a advertiu: mulher, ninguém te condenou, nem Eu. Vai e não peques mais. Jesus não a acolheu para ela voltar à vida de pecado, mas para uma vida de santidade. E, assim, ela o fez!
Então, Paulo, conhecedor dessa misericórdia de Deus pela humanidade, disse aos Filipenses: por causa de Jesus eu perdi tudo. Considero como o lixo tudo que me impede de ser de Jesus. A certeza de Paulo, de que Jesus era o único Senhor de sua vida, sua pérola mais preciosa, sua garantia e penhor de vida eterna. Continuou exortando: é preciso conhecer a Cristo, experimentar sua força, entrar em comunhão com seus sofrimentos e tornar-se semelhante a Ele. Por fim, Paulo nos lembra uma verdade maravilhosa: Cristo nos alcança sempre! Ele nos amou por primeiro. E o nosso prêmio, que Deus nos convida a receber em Cristo Jesus, é o céu, a vida eterna, a vida em Deus.
Para pensar: gostamos de ser desculpados e perdoados. Mas, será que estamos dispostos a fazer o mesmo diante dos pecados alheios? Quantas vezes não sentimos a tentação de jogar pedras em outras pessoas, não raro apenas ouvir falar mal de alguém ou por ver algum fato trágico no noticiário! Que Jesus nos dê um coração semelhante ao Dele.

Um comentário:

  1. Verdade meu frei,devemos ter misericórdia para nós mesmo e aprender que o que esta errado deve ser evitado.Sou suspeita, mas sua reflexão é muito forte, voce me levou a compreender ainda mais a atitude de Jesus não só com a "mulher" rotulada "pecadora", bem como essa atitude refletiu naqueles homens que atirariam as pedras. O perdão de Jesus é lindo demais pois ele perdoa, acolhe, esquece e nos ensina: Vá minha filha, eu estou contigo sempre, não volte mais a cometer este erro que compromete a SUA vida, a preocupação de Jesus com a nossa vida e profunda demais,Ele não faz exclusão de ninguem, todos são pecadores e ponto final, quen não se considerar que atire a primeira pedra, certamente que esta pecadora representa o pecado de cada um de nós, como aqueles que largaram as pedras, representam todos que refletem com profundidade e tomam consiencia de que são pecadores tanto quanto, e o mais bonito desta história é que todos que sairam, também foram convertidos com a atitude de Jesus, esses tmb não voltaram a pecar. Jesus é pratico e questionador e voce um atualizador dos ensinamentos de Jesus muito ungido. Deus abençoe o seu Dom e a pratica atuante do seu carisma. Abraços!!!!

    ResponderExcluir