Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 13 de março de 2010

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA: reflexão da liturgia da palavra

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Não existe realização humana plena quando se está distante de Deus. Esse é um dos grandes ensinamentos da liturgia da palavra do quarto domingo da quaresma. A auto-suficiência é a raiz de todos os pecados. Quando o ser humano começa a querer viver prescindindo de Deus, começa a se desfigurar, a perder o referencial de si mesmo, e passa a viver de uma doce ilusão, a da onipotência humana. A parábola do pai misericordioso ou do filho pródigo (Lc 15, 1-3.11-32) narra a história de um filho que pediu a herança a que tinha direito e foi viver sua vida, gastar seu dinheiro com curtição, prostituição, orgias, bebedeiras. Não soube administrar a liberdade e o dinheiro fácil que ganhou. A miséria logo lhe abateu. Comeu com porcos. Sujeitou-se à escravidão para sobreviver. Essa história se repete em muitos corações, independente da idade. Andar sozinho é um risco muito grande. O jovem ao pedir a herança, acaba matando o pai em vida. Muitas vezes, matamos Deus dentro do nosso coração, das nossas opções, das nossas decisões, da nossa família, do matrimônio. E vamos buscar falsos prazeres longe Dele. Não tem erro: o mundo sempre destrói quem age assim.

A beleza dessa parábola está no coração daquele pai. Mesmo tendo sido morto pelo filho, que o rejeitou; mesmo ferido e magoado; mesmo sabendo que o filho iria sofrer muito, e sofreu mesmo; o pai nunca deixou de amá-lo verdadeiramente. Nunca mais saiu daquela janela, esperando o retorno do filho que ele já o considerava morto. Jesus contava isso para os fariseus e mestres da lei. Homens de uma moral e de uma conduta irrepreensíveis. Sentiam-se melhores do que os outros. Mais santos, mais puros, mais próximos de Deus. Porém, insensíveis e desumanos. Incapazes de reconhecer a fragilidade do outro e de estender-lhes a mão. Herdeiros de uma religião que oprimia, excluía, desprezava. A fúria que esses homens religiosos tinham contra Jesus era pelo fato de Jesus Cristo acolher pecadores. Esses homens religiosos era o filho que não teve a coragem de se relacionar intimamente com o próprio pai e, por isso, nunca experimentou da bondade daquele coração. Esse filho mais velho (fariseus e mestres da lei) não quis acolher o irmão que veio da lama, do pecado, da sujeira, das dores da vida. Eram religiosos sem misericórdia, que nunca agradaram ao Deus a quem tanto serviam.

Quando o filho tem a coragem de erguer a cabeça e voltar para a casa do pai, para ser escravo, foi surpreendido com acolhida paternal. O que tinha de melhor naquela casa aquele pai lhe ofereceu: novilho gordo, roupas novas, anel, sandálias. Tudo isso tinha uma forte motivação: aquele filho estava morto e agora ressuscitou! É, exatamente, o que Paulo vai dizer na segunda leitura (2 Cor 5, 17-21): “se alguém está em Cristo é uma criatura nova. O mundo velho agora desapareceu. Tudo agora é novo (v.17).” A atitude desse pai reflete o que Paulo iria dizer posteriormente: em Deus, que nos acolhe, somos novas criaturas! O apelo de Paulo é o grande grito de conversão da quaresma: “reconciliai-vos com Deus (v.20)”.

Claro que o pai não justifica, com a atitude de acolhimento, a loucura do filho. Jamais aquele pai faria isso, mas se alegrou porque o filho foi resgatado. Isso não dá a ninguém o direito de pecar porque Deus perdoa e acolhe, pelo contrário, é cada um assumir, responsavelmente, sua vida e viver em plena comunhão com Deus. Dizer não ao pecado sempre. Jesus, sem pecado algum, fez-se pecado pelos homens. Assumiu nossas dores e feridas para nos dar a graça de viver no Pai. Que ninguém caia na cilada de pedir a herança e partir pelo mundo. E, que ninguém tenha vergonha de reconhecer o erro e o pecado e voltar para os braços misericordiosos desse Deus-Pai de amor e de perdão.

E o filho mais velho, aceitou ou não, participar daquela festa da vida nova? O texto bíblico não responde. Qual é a nossa atitude diante do erro e do pecado do outro? Somos misericordiosos ou nos sentimos lesados? Somos egoístas ou estendemos a mão para quem quer recomeçar? Pensemos nessas atitudes todas e continuemos nossa caminhada quaresmal firmes em nossa meta: a ressurreição de Cristo, que é a nossa ressurreição também.
____________________________________________________________________________
Textos:
Js 5,9a.10-12
Sl 33
2Cor 5,17-21
Lc 15, 1-3.11-32

2 comentários:

  1. sou ouvinte da radio ecelsom amo os progamas me realizo e me fortaleço a cada dia com as oraçoes rezo por cada um de voçes um grande abraço maria helena da cidade de valença

    ResponderExcluir
  2. sou ouvinte da radio ecelsom amo os progamas me realizo e me fortaleço a cada dia com as oraçoes rezo por cada um de voçes um grande abraço maria helena da cidade de valença

    ResponderExcluir