Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 21 de fevereiro de 2010

TENTAÇÕES DE CRISTO – PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

Frei Mário Sérgio

Uma canção que marca o tempo quaresmal é “Senhor eis aqui o teu povo,/que vem implorar teu perdão;/ é grande o nosso pecado,/porém, é maior o teu coração.” Canto cheio de sentido para a vivência dos 40 dias de deserto, de caminhada, de uma tomada de consciência do nosso modo de ser cristão. Somos esse povo de Deus, escolhido, amado e desafiado a ser sal da terra e luz do mundo. Marcados pelo pecado, nem sempre respondemos positivamente aos propósitos da aliança. Por isso, o tempo da quaresma é momento propício ao pedido de perdão, de súplica, de arrependimento. É grande o pecado, porém é maior o coração (graça) de Deus.

Ao longo dos cinco domingos da quaresma, somos convidados a não retirar os nossos olhos de Jesus de Nazaré. Nesse primeiro domingo, segundo a versão de Lucas, Jesus, cheio do Espírito Santo, foi ao deserto guiado pelo espírito. O deserto é o lugar da solidão. É o lugar de provar as forças físicas e espirituais. É lugar de muita privação. É o lugar da ausência de Deus e da presença do demônio. Deus não é evidente no deserto, é preciso descobri-lo em meio às dunas das nossas incompreensões, das nossas dúvidas, das nossas inquietações. O demônio, pelo contrário, logo se apresenta com suas tentações.
Para compreender o que significa tentação, precisamos recorrer ao grego. “Peirasmos”, essa é a palavra. Peirasmos pode ser tentação ou provação. A confusão se estabelece quando associamos tentação ao diabo e a provação a Deus. O diabo me tenta, Deus me prova. É um equívoco lexical. “Peirasmos” significa experimento, tentativa, prova, teste. A partir dessa perspectiva, como entender as tentações de Cristo? Se o espírito levou Jesus ao deserto, então o levara para a tentação. Jesus passou 40 dias no deserto (quaresma) e só foi tentado quando sentiu fome, isto é, quando chegou ao seu limite físico, psicológico e existencial. Mas, o seu espírito estava fortalecido. O diabo lhe apresenta o pão (a tentação do ter). Depois oferece o mundo inteiro (a tentação do poder). Por último, a tentação de provar a Deus. Jesus venceu o diabo e suas tentações pela força da Palavra. Foi sua intimidade com a Sagrada Escritura que O fez vencer as ciladas do demônio.

O diabo não se deu por vencido e afastou-se de Jesus com a promessa de que voltaria a tentá-Lo. E a Palavra diz: retornar em tempo oportuno. De fato, o diabo cumpriu sua promessa, foi tentando Jesus e sua obediência ao projeto do Pai até o momento da cruz. Mas, Jesus venceu. A força de Jesus, segundo Lucas, era sua vida de oração e de intimidade com o Pai. O Espírito Santo nunca abandonou Jesus em seus momentos de dificuldades, de abandonos, de tentações. Nós somos possuidores desse mesmo espírito. E porque não vencemos nossas tentações? A resposta pode ser essa: rezamos pouco, confiamos menos ainda e não cultivamos a intimidade com o Pai. Lembremo-nos: a tentação ainda não é pecado, pecado é consentir na tentação.

Israel e Jesus passaram pelas mesmas provações. Na fome (o maná), na idolatria (bezerro de ouro), na prova de Deus (no deserto, Ele nos abandonou?). O povo foi infiel, duvidou e pecou. Jesus veio restaurar Israel e venceu todas as tentações pela força do Espírito Santo. O convite desse primeiro domingo é que nos abandonemos completamente nas mãos de Deus. Ele é nosso pão (sustento), nosso Deus e nosso protetor. Mesmo que a tentação tome conta do nosso coração, mas o Espírito que habita em nós nos fortalece para a missão. O segredo é a oração e o jejum.

4 comentários:

  1. que todos meditem bastante nesta reflexão, pois quaresma é tempo de perdão que todos sejam fieis e que deus nos perdoem. parabéns pela linda mensagem.

    ResponderExcluir
  2. é muito bom ser evangelizada por um franciscano, que tem a capacidade de fazer com que os leigos compreendam o que vos fala, são Francisco ti abençõe.

    ResponderExcluir
  3. Querido frei, suas palavras sao como balsamo para nossos coracoes. O deserto nos causa medo, pois nos sentimos sos, vulneraveis e pequenos. Mas e preciso passar pelo deserto de nosso coracao que muitas vezes esta seco de Deus, de caridade, de perdao de AMOR. A unica saida do deserto com sucesso e VIDA e atraves da PALAVRA ! Obrigado por suas palvras que sao um oasis no meio do deserton do nosso dia-dia.

    Forte abraco,
    Manoel.

    ResponderExcluir
  4. Fantastico!O apelo de Cristo ecoa no nosso coração,gerando uma mudança para a vida toda, sob o sinal da esperança que a fé e a conversão podem dar.Você começa o texto citando a cançao "Senhor eis aqui o teu povo que VEM IMPLORAR teu perdão..." Fala da tentação "do ter" e "do poder", verdade, somente alimentados pela eucaristia e pela palavra de Deus poderemos vencer as tentações, também o amor nos dá a força para gritar, "Filho de Davi tem piedade de mim!Nos dá imunidade. Sem eucaristia,Palavra e amor será impossivel vivenciar caminhada quaresmal,que nos leva a oração,jejum,petitência,conversão,perdão, reconciliação. Belo texto, nos faz meditar sobre as tentações apresentadas a Jesus, que hoje nos são apresentadas em diversos cestos de pães, variedades de ciladas que o demonio. Louvo a Deus por sua sabedoria, por sua presença amorosa e orante em nosso meio. Deus te abençoe! Não me canso de rezar por você!Ah!!! a musica que apresento é " Abre bem as portas do coração e deixemos Cristo entrar..."

    ResponderExcluir