Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ABERTURA DO PROGRAMA DE RÁDIO - QUINTA às 16h - www.am840.com.br

NADA TE PERTURBE

Frei Mário Sérgio, ofmcap

“Nada te perturbe. Nada te espante. Tudo passa! Só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem tem a Deus, nada lhe falta. Só Deus basta”. (Santa Tereza de Ávila)

Santa Tereza de Ávila é de um talento incrível para poesia. Quando a insuficiência da palavra tomava conta do seu inquieto coração, brotava a poesia. Verdadeiros hinos espirituais, frutos de uma perfeita união com Deus. A poesia acima é longa, mas a parte que coloquei é a mais conhecida. É um texto de alguém maduro na caminhada de fé, na experiência de Deus, na vida mística. Muito nos ensina essa poesia.

NADA TE PERTURBE. Perdemos a paz com muita facilidade, por qualquer coisa. Recuperar a paz interior é um caminho dolorido. Por isso, a importância de viver a serenidade. Exercitar o coração, os sentimentos, as emoções para não se perturbar. Uma vida muita agitada, muito estressante, só nos causa sofrimento e dor. É prejudicial à saúde e à vida espiritual. Lembrar de Jesus na casa de Marta e Maria. Disse Jesus: “Marta, tu te inquietas com muitas coisas, uma só lhe é necessária. Maria escolheu a melhor parte!”.

NADA TE ESPANTE. Somos tão frágeis em nossa fé que com tudo vacilamos, chateamo-nos, queremos desistir de Deus. É uma fé como bolha de sabão, logo estoura e perde-se no ar. O pecado do outro não pode se colocar como um obstáculo à minha vivência de Deus. O erro do outro não pode me fazer desistir da caminhada. São Francisco dizia aos seus confrades: nunca se escandalize com o pecado do irmão, porque somos capazes de um pecado maior do que o que ele cometeu. Como essa frase é verdadeira! Enquanto houver vida, ali existe possibilidade de pecado, de fragilidades, de desacertos. O outro não nos decepciona, na verdade colocamos muitas expectativas nele.

TUDO PASSA! Isso é um convite a esperar as demoras de Deus em nossas vidas. O maior sofrimento, a maior dor, o pior tormento... Um dia passa! É um abandono na Providência Divina. Tudo é Dele, na hora certa Ele alivia o peso da nossa cruz. Quando menos esperamos, Deus toma nossos fardos e nossos cansaços e nos alivia, revigora-nos. Essa é uma verdade que precisa estar em nossos corações e em nossos lábios diante das dificuldades da vida: tudo passa.

SÓ DEUS NÃO MUDA. Mudar é próprio de quem ainda não é, de quem está se construindo, tentando acertar. Deus É! Suas propriedades são imutáveis: onipresença, onisciência, onipotência. Está em todo lugar, tudo sabe e tudo pode! O que mais nos conforta nisso tudo é saber que Deus é AMOR. Nunca deixará de sê-lo. É um oceano de acolhimento, de misericórdia e de bênçãos. Quando pensamos que Deus mudou em relação a nós, na verdade nós quem mudamos em relação a ele. Deus sempre acredita em nós. Nós temos a tentação de duvidar Dele, por isso sofremos amargamente.

A PACIÊNCIA TUDO ALCANÇA. No mundo da correria, do estresse, da violência, da falta de oportunidades, do individualismo e tanto outros males, como é difícil cultivar a paciência. Todo mundo reclama da impaciência. Não queremos ouvir ninguém, não temos tempo para nada, não sabemos esperar. Por isso, sofremos os males da vida louca que levamos: hipertensão, depressão, enxaquecas, esgotamento geral, e tantas outras coisas. A palavra é homeostasia (equilíbrio). Precisamos encontrar mecanismos que regulem e equilibrem nossa vida. Cuidar da ecologia interior. O estresse é um assassino silencioso e nosso estilo de vida pode nos matar. Por isso, a importância de reservar um tempo para a espiritualidade: rezar, meditar, ouvir uma boa música, fazer uma boa leitura, praticar exercícios, assistir a um bom filme, contemplar a natureza, estar com o outro, com quem amamos. Quanto tempo você não faz isso? Quem vive, exclusivamente, para o trabalho, acumulará dinheiro para gastar com as doenças que virão depois. Isso é vida?

QUEM TEM A DEUS NADA LHE FALTA. SÓ DEUS BASTA. E o poema de Santa Tereza vai chegando ao final (apenas dessa parte escolhida). A santa nos dirá o segredo do bem viver: só Deus basta! Corremos atrás de tantas coisas que passam, que às vezes nos machucam e nos ferem, querendo acumular tesouros que as traças corroem e que não levamos conosco. Perdemos a paz interior e nos desequilibramos. Vivemos sem qualidade, sem saúde e sem muita alegria. Só Deus basta! E, o poema original finaliza de uma maneira profunda e é a síntese da nossa reflexão: “Mas não há amor fino sem a paciência. Confiança e fé viva, mantenha a alma, Que quem crê e espera tudo alcança. Do inferno acossado Muito embora se veja, Burlará os seus furores Quem a Deus tem. Advenham-lhe desamparos, Cruzes, desgraças; Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta. Ide, pois, bens do mundo, Ide, ditas vãs; Ainda que tudo perca, Só Deus basta”.

Um comentário:

  1. Sempre sábias as palavras de Santa Tereza Àvila e os comentários do Frei Mário Sergio tocam a alma.

    ResponderExcluir