Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

quarta-feira, 21 de abril de 2010

REFLEXÃO PARA ABERTURA DO PROGRAMA DE RÁDIO - toda quinta 16h. www.am840.com.br

O caminho é deserto

Frei Mário Sérgio, ofmcap

A espiritualidade do caminho faz parte do modo de Jesus evangelizar. Caminheiro incansável, o Mestre ensinava enquanto caminhava. Era preciso fôlego para seguir Jesus. Ele não parava muito tempo em um lugar. Tinha pressa em anunciar que o Reino já chegou. A multidão se aventurava em caminhar com Ele. Muitos cansavam e ficavam pela estrada. Outros perseveravam e o acompanhavam. Era pelo deserto que Jesus passava a maior parte do tempo peregrinando, pela aridez e pelo calor. Por isso, Jesus se chamava, constantemente, de água viva. A necessidade de água fazia Jesus pensar na necessidade de Deus para a vida da humanidade.

O caminho é o nosso lugar. A imagem do caminhante é bela para pensar na transitoriedade do viver humano. Ilude-se, profundamente, que pensa ser eterno e imortal aqui na experiência terrena; quem investe seu tempo e sua vida em colecionar coisas que passam; quem nunca tem tempo para Deus, considerando-O segunda opção quando deveria ser prioridade. A estrada pode ser longa, mas ninguém garante que chegaremos ao seu fim. Daí, a importância de viver, cada passo, com gosto de eternidade. Se caminhar pelas estradas da vida é preciso, tenhamos Jesus por companheiro. No caminho, Jesus é, ao mesmo tempo, amigo-pão-água. Com Ele, todas as necessidades são saciadas.

Como tem gente andando para lá e para cá, sem rumo, sem meta, sem sentido, sem sonhos. Apenas lágrimas, dores, sofrimentos, ilusões. Facilmente, deixam-se enganar por tantos atalhos mentirosos e falsos. Quanto mais o caminho que escolhemos nos afasta de Deus, tanto mais nos descaracterizamos enquanto imagem e semelhança Dele. O próprio Jesus falou: “Sem mim, nada podeis fazer!”. Quanta gente, literalmente, perdida. É tempo de realizar uma metánoia, isto é, uma mudança de rota, de mentalidade, de caminho. É uma grande perda de tempo saber que está no caminho errado e não ter a humildade de voltar e tomar o caminho certo. Sempre que tomamos caminhos incertos, ferimo-nos, machucamo-nos.

O caminho é deserto. Na cultura da desconfiança em que vivemos, ultimamente, caminhar pode ser uma ação perigosa. Os riscos do caminho dobram. Em meio a todo sobressalto, Jesus se nos oferece como amigo, pastor e guia. Por vezes, enchemo-nos de drogas, lícitas ou ilícitas, para ter um momento de sossego, de paz, de serenidade, de sono, de calma. Doce ilusão! Depois do efeito, o vazio se aprofunda mais ainda. Jesus nos faz um convite: “Vinde a mim, vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Experimente caminhar com Jesus, sem medos e sem reservas, apenas na loucura de acreditar. Você está contente com o caminho que sua vida tomou? O seu lugar, hoje, realiza-lhe como pessoa? Por conta de um caminho que você tomou já se feriu e se machucou? O rumo que você deu a sua vida é fonte de tristeza e de decepção para sua família? Olha, é sempre tempo de tomar o rumo certo. Não desista de acertar, não desista de você mesmo.

Cuidado: nada de ansiedade no caminho. Contemple, olhe, observe, pare um pouco, respire, recomece, descanse... Não precisa pressa. Respeite o seu ritmo. Não pense que caminhando rápido vai alcançar Jesus, pelo contrário, Ele foi quem nos alcançou por primeiro. Porque Jesus não está no caminho, Ele é o Caminho.

Exercício espiritual: dê uma oportunidade para quem errou. Volte a confiar nessa pessoa.

Um comentário:

  1. claudia sampaio

    Quando Deus ensina a direção, o caminho fica favorável para se chegar ao objetivo.

    ResponderExcluir