Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Abertura do programa de rádio (segunda, 05/12/11)

Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo”. (Is 35,4).

Frei Mário Sérgio, ofmcap

            A experiência do Exílio da Babilônia foi avassaladora para o Povo de Deus. Passaram da liberdade para a escravidão; do culto ao único Deus para a idolatria dos Babilônicos; saíram de suas casas, para servirem na casa dos outros. Nesse período, os judeus entenderam que estavam pagando pelos erros cometidos, as ofensas, as idolatrias contra Deus e acabaram escravizados.

            Depois de quase 50 anos da mais cruel escravidão, Ciro, rei dos persas, destruiu a babilônia e libertou o povo de Deus que era cativo naquelas terras. Nessa libertação, o povo experimentou a mão de Deus que nunca abandona seus filhos, mesmo que a libertação demore, mas no tempo de Deus ela aconteceria. O desafio, agora, era voltar para suas terras e encontrar tudo destruído, arrasado, abandonado, sem vida. No coração daqueles homens e mulheres, uma pergunta ficava sem resposta: como vamos reconstruir nossas vidas aqui? Teriam que começar do zero, do nada.

            O profeta Isaías tinha a missão divina de animar o coração daquele povo. Não tem nada mais difícil do que animar alguém. Exige um esforço sobrenatural de quem se propõe a esse feito. Como é difícil animar uma esposa traída a não desistir do seu casamento e a perdoar; como é difícil tirar alguém da depressão; como é difícil ajudar um jovem a sair das drogas; como é difícil levar paz ao coração dos pais que sofrem com seus filhos; como é difícil animar um pai, um jovem, uma mulher desempregados; como é difícil ajudar alguém a perdoar uma ofensa, uma mágoa, um ressentimento, uma traição. Por isso, Deus disse a Isaías: “Dizei às pessoas deprimidas: criai ânimo, não tenhais medo”.

            Isaías sabia que, humanamente, era difícil essa missão. Mas, pela força do Espírito do Senhor, que age na vida do missionário, do profeta, do batizado e da batizada, nada é impossível. Quando Deus nos manda animar alguém, tirar uma pessoa da depressão, motivar as famílias ao amor, não tem barreira que não caia por terra. Por isso, quando o Povo de Deus voltou para sua terra, que estava destruída, conseguiram força e esperança, ouvindo as palavras do profeta, que eram palavras do próprio Deus.

            Precisamos aprender essa lição: muitas vezes nossa vida está como essa terra de Israel, destruída, sem vida, sem esperança, sem motivação, sem alegria, sem perspectiva, sem sonhos. É problema na família, no casamento, na saúde, nas finanças, na vida espiritual, na fé. É uma sensação que não temos mais forças para lutar, não temos mais fé para continuar acreditando e nem temos olhos para ver a mão de Deus realizando pequenos milagres todos os dias. Escutemos o Deus que nos fala ao nosso coração: criai ânimo, não tenham medo, eu estou contigo nos sofrimentos e nas suas alegrias, ajudando-lhe a reconstruir a sua vida. Confie em Mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário