Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 15 de janeiro de 2011

Reflexão da Liturgia do 2º domingo do tempo comum

Luz das nações

Neste segundo domingo do tempo comum, a liturgia da Palavra é um convite a olhar para Jesus, o Cordeiro de Deus, e descobri-Lo como o Salvador da humanidade. João Batista dará seu testemunho sobre a santidade de Jesus, indicando que era Dele que João falara em suas pregações, aquele que existia antes dele.

No domingo passado celebramos o batismo de Jesus, sua grande manifestação ao povo de Israel. O próprio João Batista não conhecia Jesus Cristo. Mas, soube ficar atento aos sinais dos tempos: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo”. É na força do Espírito que encontramos Jesus. Só no Espírito Santo podemos descobrir quem é Jesus.

Hoje a palavra forte da liturgia é testemunho. Ao longo da narração do Santo Evangelho, João dirá: “Eu vi e dou testemunho!”. A fé é transmitida por geração, pela tradição, pelos tempos, daí a importância do testemunho eficaz. Testemunhar é presenciar, é experimentar, é observar, é vivenciar. Ninguém transmite um testemunho se não foi afetado por ele. Se o que foi testemunhado não mexeu com o interior de quem viu, aquilo nunca será difundido.

No caso de João Batista, ele testemunhara Jesus antes de tê-lo conhecido. Testemunhou no poder da profecia, na confiança da Palavra, na força do Espírito do Senhor. Hoje, precisamos experimentar Jesus nas diversas possibilidades que a Igreja, guardiã do depósito da fé, nos concede: pela Palavra, pela Tradição, pelos sacramentos. São muitos os caminhos, precisamos encontrar o nosso!

Assim como o servo da primeira leitura, também o Senhor nos preparou para a missão desde o ventre materno. E nossa missão é ser luz! O próprio Jesus se diz luz do mundo. A vida de Jesus continua em nossa vida. Sua missão continua na nossa. Em vários ambientes onde nos encontramos existe sempre uma área escura, marcada pelo pecado, pelo afastamento de Deus, pela falta de amor e caridade. Nesses lugares, minha luz precisa se acender. Luz do testemunho, luz da verdade, luz do discipulado consciente e construtor de novas relações. Não podemos deixar que a luz Deus se apague em nós!

E Paulo, na segunda leitura, escrevendo aos Coríntios, deixa um caminho de vivência do discipulado, para aquela comunidade que está nascendo: invocar o nome do Senhor Jesus. No nome de Jesus, sua missão: Deus salva! É ao Cristo a quem queremos anunciar, sua vida, sua palavra, sua morte e ressurreição. E Paulo termina com uma linda e profunda saudação: graça e paz. Que sejamos esses arautos da paz verdadeira que só o Cristo nos dá.

_______________________________________________________


  1. rimeira leitura - Is 49,3.5-6
  2. Segunda leitura - 1Cor 1,1-3
  3. Salmo - Sl 39
  4. Evangelho - Jo 1,29-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário