Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 6 de junho de 2010

REFLEXÃO DO 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Frei Mário Sérgio, capuchinho

A liturgia da Palavra de hoje parece que veio para nos deprimir. É doença, morte, tristeza, dor, sofrimento. Mas, basta um olhar mais cuidadoso que veremos, exatamente, o contrário. Em todas as leituras, experimentamos um olhar providencial de Deus pela humanidade. De modo particular, pelos mais sofredores. A presença de Deus é geradora de vida e vida plena, abundante. Quando tudo parece ter acabado, perdido o sentido e a esperança, eis que a força da fé ajuda a encontrar razões para viver. Deus cuida de nós, não há o que temer!

Primeira leitura (1Rs 17,17-24) Elias fugindo da perseguição do rei Acaz, encontra refúgio na casa de viúva pobre e desesperada. Aqui, já aprendemos uma lição: mesmo na maior pobreza e sofrimento, ainda posso ajudar alguém. Aquela mulher, cujo filho estava à beira da morte, pensou que Elias lhe apontaria o dedo em suas feridas e misérias e mataria o seu filho. Nem sempre temos olhos para perceber a ajudar de Deus. Elias tomou a criança em seu regaço e suplicou ao Senhor uma cura. Depois, devolve a criança cura e saudável a sua mãe que louva a Deus pelo milagre. O filho estava vivo! Deus passou na casa daquela mulher na pessoa do profeta, um homem de profunda sensibilidade com a dor do outro. Será que percebemos as ajudas que Deus nos envia quando estamos perdidos, feridos, machucados, famintos, chorosos, humilhados? Saiba, Deus sempre vem em nosso socorro!

No Evangelho (Lc 7, 11-17) a situação é parecida: uma viúva, uma criança e a morte. Diferente de Elias, Jesus se antecipa à dor daquela mãe e faz o filho daquela mulher voltar à vida. Jesus sentiu compaixão e disse, “Não chores!”. O Mestre se colocou no lugar daquela mulher e sentiu a dor daquela mãe. É assim que Deus faz conosco: coloca-se no nosso lugar e nos entende! Ele sabe o tamanho da nossa dor. A frase de Jesus deve ecoar no coração, na vida, nas mortes de muitas pessoas: “(...) eu te ordeno, levanta-te!”. De pé! É assim que o Senhor nos quer. Seja qual for a dificuldade, Ele nos quer de pé! Jesus é maior do que Elias. Jesus é Deus entre nós e conosco. O que tem sido uma morte em minha vida? O que tem tirado minha alegria de viver? O que não estou com forças para superar? Confia no Senhor, Ele é nossa força e salvação!

Na carta de São Paulo (Gl 1,11-19), o missionário narra sua vocação. Paulo se diz vocacionado desde o ventre materno, como fora os profetas do Antigo Testamento. Ele se coloca na mesma linhagem. E, sem dúvida alguma, o maior propagador da Palavra do Senhor Jesus. Imbuído do Espírito de Jesus, Paulo realiza curas e operava milagres. Assim, aponta-nos o caminho dos profetas do nosso tempo: fazer a vida acontecer em qualquer lugar onde ela clame por dignidade. Hoje, é nossa missão cuidar da vida. Jesus nos confiou e nos capacitou pelo Espírito Santo que opera em nós.

Hoje, a Palavra nos apresentou três personalidades importantíssimas para a História da Salvação: Elias, Jesus Cristo e Paulo. Um sucedendo o outro. Elias falava em nome de Deus; Jesus é o próprio Deus e realiza obras pela sua própria força; Paulo que é missionário em nome de Jesus. Mas, todos com um só objetivo: mostrar a face de um Deus que é amor, cuidado e ternura. Celebrando o Mistério Pascal, deixemo-nos transformar, para que a vida do Ressuscitado esteja em nós.

Um comentário:

  1. Olá Sérgio, ótimos comentários, infelizmente não pudemos ir à missa, mas você, com essa capacidade de tocar os corações, nos mantém informados e confortados. Forte abraço.Shirley

    ResponderExcluir