Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

terça-feira, 12 de agosto de 2014

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA - 10 a 16 de agosto 2014


Ser família

Frei Mário Sérgio, ofmcap

Os caminhos - que as instituições que balizam a sociedade estão tomando - são frutos das modificações em todos os âmbitos da vida social, religiosa, cultural, existencial... Numa necessidade de acompanhar os tempos, muitos se perdem nas tentativas e se descaracterizam. Um mundo de valores diluídos (Bauman), eis a problemática!

A família é uma dessas instituições que mais sentem as mudanças do tempo. Por quantas modificações ela tem passado? Por quantas conceituações, pra tentar defini-la, tem passado? Por quantos rumos já o quiseram levá-la? Família, torna-te aquilo que és!

A Igreja é a maior guardiã da família. Embora, por muitos, ela não seja considerada assim. A Igreja olha para a família como um verdadeiro “Santuário da vida”. Nela, a vida é querida, gerada, cuidada, promovida e sacralizada! É uma utopia? Bom, o que sei é que é preciso recuperar, urgentemente, o sentido de ser família. Não basta ter uma, o que já é bem difícil, mas queremos ser uma família.

Ser família me compromete por inteiro! Na dimensão do ser, cada um se torna protagonista da família que quer para si e para os demais. Dessa forma, a família é o que eu sou! Sem uma família respeitada e estável não pode haver organismo social sadio, equilibrado e sereno. Sei que muitas feridas que adquirimos no percurso de nossa existência, muitas delas são abertas no seio familiar... Como é difícil de cicatriza-las! Mesmo essas feridas, não me impedem de ser família.

Ser família – ter família. Quase um paradoxo! Ter família independe do nosso querer. Nasceu, tem-se uma família (presente ou ausente, mas se tem!); ser família, aí é uma construção pessoal. O nosso desafio é sair do “ter” para o “ser” família. Acredite, é possível. Muitos se contentam, apenas, em saber que tem uma família, e basta! Por isso, precisamos do milagre do despertar para a consciência de ser família, como Deus planejou e quis para todos nós! Família, torna-te aquilo que és!!!