Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

terça-feira, 28 de maio de 2013

PÉROLA DO DIA (28/05/13):

Frei Mário Sérgio, ofmcap

TEXTO: 
Naquele tempo: Começou Pedro a dizer a Jesus: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.' Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.' (Marcos 10, 28-31).

REFLEXÃO:
A pergunta de Pedro demonstra a falta de compreensão do projeto de Jesus: o que vamos ganhar em troca? Fazer do Reino de Deus uma moeda de troca é mercantilizar o dom precioso da vida doada por amor. Por outro lado, Pedro dá voz à insegurança humana: deixamos tudo, o que nos espera para a frente? A família, naquele contexto, era o porto seguro de qualquer judeu. Era a única segurança social. Sair daquele âmbito era penetrar em um risco total. 

Os discípulos fizeram isso: deixaram tudo - casa, empregos, família - para seguir um ideal. A promessa de Jesus é de que eles não iriam perder nada, pelo contrário, ganhariam cem vezes mais, agora nesta vida! Esse detalhe é importante: agora nesta vida! Essas coisas materiais, afetivas, sentimentais etc, só têm sentido para esta vida. Afinal, no "céu seremos como anjos (Mateus 22, 30). 

Na verdade, Deus não nos tira nada, apenas nos dá! Acredito que o texto de hoje é uma pedagogia de Jesus para que cada discípulo tenha clareza do que é central em sua vida: não é a casa, família, campos... A centralidade de nossa vida é o próprio Jesus! Depois de tê-Lo como centro, podemos ganhar tudo de volta: casa, família, campos... Porque saberemos o lugar de cada uma dessas coisas em nosso coração! Quantas cristãos se perdem nessa inversão de valores? Colocam as coisas materiais acima de Deus! De que nos adianta possuir casa, família e campos, sem Deus? Só servem para nossa própria vaidade, para alimentar nosso egoísmo, para nos afastar dos outros, para conquistar "amigos" falsos, para viver de mentira... Quem coloca o coração nas coisas que passam, na matéria que a traça come e a ferrugem corrói, nunca será feliz! 

Por fim, Jesus disse que os discípulos ganhariam tudo de volta, mas com perseguições! Ninguém renuncia a algo pelo simples gosto de renunciar! A renúncia é por um bem maior: a vida eterna! Quem tudo abandonou encontra a alegria de já receber nesta terra o toque da providência de Deus, com os desafios, com as incompreensões, com os sacrifício - isto é, com perseguições! Então, qual é o lugar que Jesus ocupa em sua vida? Paz e bem! 

Foto:  internet


sexta-feira, 24 de maio de 2013


SANTIDADE DA AMIZADE


Frei Mário Sérgio, ofmcap

TEXTO: 

Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar. Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. Quando fores bem sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença. Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo. (Eclesiástico 6, 5-17)

REFLEXÃO:

Hoje, a Palavra do Senhor é uma exortação sobre a beleza e os perigos da amizade. Quem são os "amigos" perigosos: amigo de ocasião, companheiro de mesa e os que revelam nossas confidências. Contra esse tipo de comportamento, todos precisam ficar atentos! A Palavra nos indica onde encontrar amigos verdadeiros: na provação. Ao mesmo tempo, a palavra nos diz o que significa um amigo em nossa vida: poderosa proteção, um tesouro, bálsamo na vida. 

Sei que existem muitas pessoas que já sofreram por causa de uma amizade desastrosa! E que sentem um ódio venenoso em seus corações! Sei, também, de pessoas que não confiam mais em ninguém, porque sofreram grandes decepções! Mas, a Palavra de Deus, hoje, nos convida a descobrir a santidade da amizade! 

Quem tem amigos se revela uma pessoa saudável. Isso prova sua capacidade de amar seu semelhante sem nada querer em troca senão a presença do outro em sua vida. O amor de amizade é o amor da presença! Uma boa amizade equilibra qualquer pessoa. Um bom amigo, sempre quer o crescimento do outro e nada faz para prejudicá-lo. Mas, como estamos num mundo cheio de pessoas feridas e ressentidas, inclusive nós mesmos, é que está difícil ter amigos verdadeiros. 

Todo mundo fala: está difícil achar um amigo verdadeiro. Então, eu pergunto: eu sou um amigo verdadeiro? Sou alguém em que o outro pode confiar? Sei guardar segredos? Sou ético com as minhas amizades? Lembre-se, que não tem amigos, não é uma pessoa saudável. Adoeceu e nem percebeu. 

Lanço um desafio hoje para você: que tal começar um exercício de perdão para aquele amigo que lhe machucou?  Por fim,  concluo com as santas palavras: " Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade!". Paz e bem!