Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

sábado, 2 de fevereiro de 2013

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR



TEXTO: Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. (...) Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. (...) Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel." (...) Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma." (Lucas 2, 22-40)
O primeiro elemento que destaco na festa de hoje, da Apresentação do Senhor, é a importância de uma família religiosa e temente a Deus. Maria e José foram, fielmente, cumprir o preceito de sua religião: consagrar o filho primogênito a Deus no Templo. O maior dos presentes, que uma família pode dar aos seus filhos, é a fé, a benção e a proteção de Deus, o mais, é acréscimo! Pelo texto, identificamos a Sagrada Família como pessoas simples, sem muitas posses, pobres, porque ofertaram o sacrifício dos pobres: um par de rolinhas ou dois pombinhos. Eram pobres, mas tementes a Deus, sua maior riqueza! 


O velho Simeão estava acostumado a apresentar crianças ao Senhor, mas ficava muito atento para encontrar o Messias, queria muito ver o libertador de Israel, o Emanuel, Deus Conosco. Já na sua velhice, pegou o Menino Jesus no colo e o reconheceu: meus olhos viram a vossa salvação! Quem quer ver Jesus, precisa ficar atento aos seus sinais e à sua presença. Ele está no meio de nós! É preciso querer ver Jesus. Esse deve ser o desejo profundo de nossa alma, nenhum outro pode ter a primazia em nosso coração e em nossos olhos: só Jesus! 


Assim, o profeta Simeão olha no mais profundo dos olhos de Maria e diz: uma espada te traspassará a alma! Imagino que Nossa Senhora ficou pensando o resto de sua vida nessas palavras de sabedoria. E a vida de Jesus, as perseguições sofridas, as tentativas de assassinatos, as calúnias e, enfim, a morte de cruz, eram como espadas de dor no peito de sua mãe, Maria Santíssima. Mas, Maria nos ajuda a sofrer sem perder a fé; sofrer sem deixar de caminhar; sofrer acreditando; sofrer no calvário e ser feliz ao ver o túmulo vazio! Jesus é a luz que veio ilumina os povos. Que essa luz ilumine nossas famílias, nossa juventude, nossa sociedade, nossa Igreja, nossa mente e coração! Paz e bem!