Twitter

FOTOS QUE EVANGELIZAM

FOTOS QUE EVANGELIZAM
SEMANA DA FAMÍLIA 2014

domingo, 27 de fevereiro de 2011

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS


8º domingo do Tempo Comum
Frei Mário Sérgio, ofmcap

Esquema do pensamento:
Continuação do Sermão da Montanha
Tese: não podeis servir a Deus e ao dinheiro
Pecado: Avareza: colocar a esperança nas coisas materiais/
Conseqüências: adoração ao dinheiro (São Máximo Confessor) por três motivos: prazer, vaidade e falta de fé.
Teologia: Deus cuida de nós (Providência Divina)/ buscar o Reino de Deus e seus ensinamentos.

Reflexão

Numa sociedade escrava do consumo, como podemos pensar e refletir sobre a importância de uma vida mais simples, uma vida sem criar necessidades para si? Um pensamento malvado começa a tomar conta das pessoas: consumir para ser feliz e aparecer na mídia para ter glórias.
O 8º domingo do TC é uma oportunidade de mudar o nosso modo de pensar e de agir. Jesus continua o Sermão da Montanha e chega ao seu ponto máximo: não podemos servir a Deus e ao dinheiro! Deus liberta, o mal uso do dinheiro escraviza. O pecado que subjaz ao evangelho de hoje é a avareza, isto é, o vício de colocar a esperança nas coisas materiais, visíveis, palpáveis. É construir a casa na areia, na insegurança das coisas que passam. É viver em estado permanente de tensão! O caminho, seguramente, é uma depressão ou suas variantes.
As conseqüências do pecado da avareza (adoração ao dinheiro) são muitas. Citaremos três apenas: prazer, vaidade e falta de fé. O dinheiro compra todo tipo de prazer que quiser, dos mais simples e casuais aos mais sofisticados, inclusive sexo; a vaidade é a ostentação do que se possui – é um ter para aparecer: carrão, luxo desmedido, cuidado exagerado consigo, enfim; e a pior de todas as enfermidades trazidas pela avareza é a falta de fé. O próprio Jesus dirá isso: “(...) gente de pouca fé!” (Mt 6,30).
Quem se apega, adoecidamente, às coisas materiais, não tem fé. Jesus oferece um leque de exemplos do cuidado de Deus pela obra criada: Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.(Mt 6, 26-32). Atenção: Jesus não convida ninguém ao comodismo ou à preguiça; nem tão pouco à falta de esforços para conquistar uma vida mais digna, mais tranqüila. Mas, é um convite a acreditar na Providência Divina.

A Providência Divina é o cuidado do Criador pela criatura. Disso tudo nasce uma das mais belas verdades teológicas: Deus cuida de nós! O Senhor nos pede que deixemos Deus ser Deus na nossa vida e na vida do mundo. É a partir desta realidade, deste modo de viver, que nossa vida se arruma, nosso coração se aquieta e tudo quanto nos acontece toma um novo sentido! Somente poderemos compreender a nossa realidade e as realidades do mundo, se estivermos firmes na verdadeira Realidade, que é Deus!
Que o Senhor nos ajude a buscar o seu Reino de amor, de justiça e de paz. E que tudo o mais sejam bênçãos e graças em nossas vidas. Porém, sem deixar de cuidar da vida prática, da política, do bem-estar, das coisas indispensáveis para a vida funcionar. Boa Semana!

_________________________________________________________________

LITURGIA DA PALAVRA:
  1. Primeira leitura - Is 49,14-15
  2. Segunda leitura - 1Cor 4,1-5
  3. Salmo - Sl 61
  4. Evangelho - Mt 6,24-34

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEMANA DE ENTREVISTAS

Na sexta-feira passada (18/02), a equipe de jornalismo da TV Aparecida, coordenada pelo Padre Josafá (Redentorista), esteve aqui na Igreja da Piedade para uma entrevista sobre a vida de Irmã Dulce. Minha missão foi falar sobre a dimensão franciscana da vida dessa santa. Muito simpático o padre! Ele está preparando um documentário sobre Irmã Dulce por ocasião de sua beatificação no dia 22 de maio.






Hoje (25/02) a equipe de jornalismo da revista Família Cristã das Paulinas editoras me entrevistou sobre o mesmo tema. Todos os veículos de comunicação interessados na beatificação de Irmã Dulce. Que ela rogue por todos nós!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ABERTURA DO PROGRAMA RESTAURAÇÃO - QUINTA DAS 16h ÀS 17H


Hoje é dia conversão!
Frei Mário Sérgio, ofmcap

Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. Não te apóies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça. (Eclo 5, 1-10)


O texto acima faz parte da liturgia da Palavra desta quinta-feira (24/02). Rezando, refletindo, meditando sobre esse texto, veio-me uma pergunta: será que temos todo tempo do mundo para mudar de vida? Será que Deus terá toda paciência comigo, esperando a minha conversão? Será que posso confiar na fragilidade da minha vida? A questão é que nos sentimos imortais! Achamos que o nosso fim está muito distante e que só os outros morrem. É difícil pensar na própria finitude, na própria morte! Existem aqueles que batem na madeira só de pensar no assunto.

O desejo de imortalidade é a grande fantasia do ser humano. Ela entorpece a razão, obscurece o raciocínio, ofusca a fé. Paradoxalmente, o Senhor nos comunica a vida eterna. Mas, eterna quer dizer: fora da materialidade. Aceitar o morrer é possibilitar um bom viver! Em que consiste esse bom viver? A leitura nos acende algumas luzes: não confiar nas riquezas; não seguir as paixões do coração; não se iludir com poderes e onipotências, tudo isso passa; não achar que o pecado é coisa simples, banal; não brincar com a misericórdia e a paciência de Deus; e, o mais rápido possível, voltar para o Senhor.

Muitos vivem como se Deus não existisse. O paganismo vai tomando o coração dos cristãos e destilando seu veneno. O ateísmo, grande ilusão do homem, campeia a mente e as opções de muitas pessoas. Quando pensamos em Deus como um Ser que limita a liberdade humana, que traça leis rigorosas e fora de sentido, que delineia uma moral que vê maldade e malícia em tudo, estamos assinando nossa sentença de morte.


Viver sem Deus é uma morte em vida. Afastar-se de seus caminhos é andar sem rumo e direção. Ninguém pode ser de Deus se isso não for um ato de profunda liberdade interior. Não há, absolutamente, prisão alguma numa decisão dessa. É perda de tempo não amar a Deus, não ser Dele, não viver Nele. Uma das mais belas experiências dessa sensação de perda de tempo em não ser de Deus vem de Santo Agostinho, que se converteu numa idade bastante avançada: "Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz".

Não esperemos o fim da nossa vida para amar a Deus. Pode ser tarde demais. O tempo da nossa mudança, da nossa conversão, da nossa opção por Ele é hoje, é agora. Não nos iludamos, achando que teremos todo o tempo do mundo à nossa disposição, quando quisermos mudar de vida. Santo Agostinho nos lembra: Deus está sempre conosco! E nós, estamos com Ele?

domingo, 20 de fevereiro de 2011

INVESTIDURA DOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

Neste domingo, 20/02, a Igreja da Piedade realizou a investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Foram 36 irmãos que aceitaram o convite da nossa igreja, responderam SIM. O mandato tem duração de 03 anos. Boa caminhada para todos e parabéns!